Autores

Conversas profundas com as pessoas certas não têm preço

Conversas profundas com as pessoas certas não têm preço

 

Não tem preço o prazer de conversar com pessoas que ouvem, que sabem o seu lugar de fala, que não atropelam, que não impõem pontos de vistas, que compartilham e trocam.

Um olhar mais atento sobre a sociedade atual nos deixa perplexos com a superficialidade que predomina nos vários setores da vida. É gente correndo atrás de curtidas, é gente malhando o corpo loucamente, é gente valorizando o que se compra, é gente consumindo sem parâmetro algum. Tudo bem querer notoriedade, cuidar do corpo, querer conforto material, mas centrar-se tão somente nisso não enriquece o conteúdo de nada.

Excessos opostos são nocivos na mesma medida. De que adiantam músculos, se a pessoa não sabe nada do que ocorre no mundo além das academias? De que adianta comprar tudo o que se vê pela frente, se a pessoa não consegue lidar com as questões emocionais? De que adiantam milhares de seguidores, se não houver ao menos uma pessoa em quem confiar?

Quando a gente foca demais no superficial, na materialidade, a gente acaba sendo negligente com o que não se vê, nem se compra, ou seja, a gente acaba negligenciando sentimentos e valores. Da mesma forma, a gente vai se afastando de tudo o que fica lá fora, de tanto que priorizamos o próprio prazer, que então é baseado no que temos, no que é nosso. Os outros acabam ficando de fora, esquecidos, invisíveis.

E quem só enxerga a si mesmo e prioriza tão somente satisfazer ao próprio ego fatalmente se torna alguém que não consegue dialogar sem ser autorreferente e sem orbitar em volta do próprio umbigo. Desenvolver conversas profundas requer um olhar que se estende além de si, um entendimento do que é contraditório, do que é de fora, do que é dos outros. Diálogo requer sentimentos, afeto e empatia.

Por isso é que não tem preço o prazer de conversar com pessoas que ouvem, que sabem o seu lugar de fala, que não atropelam, que não impõem pontos de vistas, que compartilham e trocam. Quando a gente conversa com as pessoas certas, a gente aprende, a gente fica mais rico por dentro. E ser rico do que não se pode comprar nem vender é um dos maiores prazeres dessa vida.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

O documentário mais assustador da Netflix não é de terror — é real, e você pode ser o próximo

Você pode até se assustar com filmes de fantasmas, assassinos mascarados ou casas amaldiçoadas. Mas…

2 dias ago

Cansado de chamadas de spam? Veja como bloquear números indesejados no seu celular(sem perder a cabeça)

Se você já atendeu um número estranho só para ouvir um robô oferecendo "uma promoção…

2 dias ago

5 mensagens irresistíveis que vão deixar ele obcecado por você o dia inteiro

Quer fazer aquele homem especial parar tudo o que está fazendo só para pensar em…

2 dias ago

“Ele já terminou, só esqueceu de avisar”: 9 sinais de que um homem perdeu o interesse no relacionamento

Em seu relacionamento, você vem notando sinais de que seu parceiro mudou, mas você não…

2 dias ago

“Você é o problema?”: 9 comportamentos tóxicos que afastam até quem mais te ama

Você já se perguntou por que algumas pessoas se afastam de você sem explicação? Às…

2 dias ago

Ozzy Osbourne morre aos 76 anos e deixa fortuna milionária para a família

Ícone do rock e pioneiro do heavy metal, Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos, deixando…

3 dias ago