Conexão emocional, a “cola” que liga as relações significativas

Resiliência Humana
conexao-emocional-a-cola-que-liga-as-relacoes-significativas

Conexão emocional, a “cola” que liga as relações significativas

Por Valeria Sabater

Conectar-se emocionalmente com alguém muda nossas vidas. É uma espécie de alquimia psicológica em que se integram vários componentes, chaves fascinantes que todos podemos desenvolver muito mais.

A conexão emocional é o adesivo que existe nos relacionamentos que enriquecem, ela alivia as inseguranças e cria um tecido existencial significativo.

Assim, na nossa convivência, as pessoas se alimentam de algo mais do que comida, precisamos de dimensões com sabor de confiança, de cumplicidade que não trai e de palavras que longe de estressantes nos fazem sorrir.

Como Carl Sagan apontou, cada um de nós é, de uma perspectiva cósmica, algo precioso, único e irrepetível.

No entanto, apesar de nossa singularidade, ainda somos aquelas pessoas que possuem a ocasional dificuldade de viver com os outros em felicidade e harmonia.

As emoções ainda são nossa conta eterna e com elas, perdemos a oportunidade de construir relacionamentos mais saudáveis.

Conectar não é exatamente fácil. Não basta a intenção, não basta a palavra, nem basta ter gostos semelhantes.

A conexão autêntica parte de marcas emocionais, de uma arquitetura profunda e inteligente na qual navegam respeito, empatia, boa comunicação, interesse e preocupação sincera.

Tudo isso forma um tecido excepcional em que as relações resistem à passagem do tempo e às adversidades.

Vamos conhecer um pouco mais esse conceito.

Conexão emocional: definição e componentes

A conexão emocional é um estado de afinidade ou alinhamento profundo estabelecido com uma pessoa, com várias ou com uma dimensão específica.

Este tipo de experiência é comum ao nível de um casal, de uma amizade e até de um membro da nossa família.

Assim, e como curiosidade, do mundo do neuromarketing conhecem este conceito ao pormenor por um motivo interessante.

As pessoas também estabelecem conexões emocionais com produtos, ambientes físicos e até mesmo com marcas.

Um exemplo é que um estudo realizado na Universidade de Nicósia (Grécia) mostrou que muitos consumidores tendem a ser fiéis a uma marca devido ao vínculo emocional estabelecido com ela.

Ou seja, ter tido experiências positivas em relação àquele produto, a confiança sentida ou as sensações agradáveis ​​que ele gerou, fazem com que esse apego se mantenha ao longo do tempo.

Assim, e por mais que nos tenham levado a acreditar, o ser humano não é um ser racional que se excita, somos um ser emocional que raciocina.

Portanto, compreender, dominar e saber aplicar a boa arte das emoções garante não só o bem-estar, mas também permite que nos relacionemos muito melhor.

Entendamos, portanto, quais são as áreas que compõem esta dimensão.

Disponibilidade: quando você precisar de mim estarei aqui

A conexão emocional parte de um pilar fundamental: a sensação de segurança.

Saber que existe uma figura que está sempre à nossa disposição a qualquer momento nos faz sentir seguros, validados e felizes . É perceber que aconteça o que acontecer, temos uma pessoa em quem nos apoiar.

A disponibilidade nos dá um sentimento de pertencimento. Somos parte de alguém e esse alguém, por sua vez, faz parte de nós.

Eu me importo com suas necessidades e desejos

Todos nós temos necessidades e desejos, somos pessoas em constante crescimento e ansiamos por coisas, carecemos do próximo e sonhamos com muito mais.

Ter ao nosso lado uma figura que sabe de tudo isso e que se preocupa, além disso, em atendê-los, nos dá uma grande satisfação. Porque a conexão emocional não implica apenas sentimento, também requer ação e esforço mútuo.

Eu compartilho coisas com você em liberdade sabendo que você não me julga

Rever e falar sobre nossas experiências e pensamentos sem ser julgado alivia. Compartilhar intimidades e ideias com alguém, perceber que existe afinidade, emociona.

Saber que eles nos ouvem e, acima de tudo, que nos entendem oferece um grande equilíbrio interior. Todas essas dimensões são decisivas para construir uma boa conexão emocional.

Estou interessado em te conhecer muito mais a cada dia

As pessoas não são árvores ou rochas, nós somos água e fluímos, mudamos, nos movemos por cada seção de nossa existência em uma taxa específica.

É verdade que as essências são mantidas, mas crescer é também variar alguns aspectos, deixar outros para trás e aspirar a coisas superiores.

Quando temos uma conexão autêntica com alguém, essa pessoa entende nossos movimentos. Além do mais, esse vínculo emocional significativo os faz querer nos conhecer muito mais a cada dia, saber sobre nossos pensamentos, planos, medos, pequenos hobbies e superar obstáculos.

Com você eu posso ser eu (confiança)

Existem pessoas que sabem estar em casa ou mais que em casa, sabem ser nosso melhor refúgio. Porque conectar-se a partir das emoções é também poder ser nós mesmos com aquele parceiro, aquele amigo, aquele familiar …

Com essas figuras todas as máscaras e armaduras caem para nos mostrar como somos, com nossas virtudes e também com nossos defeitos.

Conexão emocional é ouvir, sentir e compreender o outro

São muitos os que dizem que te amam, mas realmente não se preocupam em entendê-lo.

Existem também aqueles que gostam de ter você por perto, mas não o sentem nem atendem quando você fala com eles.

Essas situações são exemplos claros de falta de conexão emocional e de representação falsa de afeto autêntico.

Quem estiver disposto a criar um vínculo autêntico de conectividade profunda e significativa lhe dará espaço, oferecerá um lugar no presente e no coração para atendê-lo com empatia.

Só então seremos ativamente ouvidos, só então seremos entendidos como merecemos.

Para concluir, todos nós temos aquelas bases nas quais a centelha da conexão emocional é acesa.

Vamos abrir essa luz e a pessoa certa aparecerá, vamos praticar os pontos delineados aqui e construiremos laços de coragem, felicidade e satisfação.

*Com informações LMM. *Foto de Chewy no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia