Como superar um amor tóxico depois de ter perdido tudo?

Quando alguém que você ama é tóxico quem bebe o veneno é você!

Se as pessoas tóxicas fossem uma substância ingerível, viriam com um aviso de perigo no rótulo para evitar qualquer possibilidade de contato acidental.

Infelizmente, ninguém está imune aos ataques venenosos de um relacionamento tóxico.

Embora às vezes os relacionamentos possam parecer incrivelmente difíceis, eles nunca foram feitos para nos arruinar.

Todos os relacionamentos têm suas falhas e nenhum deles vem embalado com o brilho permanente da luz do sol, da bondade e das coisas bonitas.

Em qualquer relacionamento normal, haverá brigas de vez em quando. As coisas serão ditas, feitas e perdoadas, e ocasionalmente, refeitas em momentos estratégicos. Ás vezes, porém, relações terão que acabar. Mas se nos priorizarmos, no mínimo, não vai doer.

Mas quando amamos uma pessoa tóxica, acabamos sendo manipulados a pensar que a culpa por todas as coisas ruins é nossa. Porque as pessoas tóxicas prosperam sob controle. Não o controle amoroso e saudável que tenta manter todos seguros e felizes – aperte o cinto de segurança, seja gentil, use protetor solar – mas o tipo de controle que nos leva a nos sentir pequenas e diminuídas.

Tudo o que elas querem é nos manter sob o seu domínio, gerenciar a nossa vida como se nós fossemos suas marionetes. Isto acontece através da crítica, do julgamento, da opressão – o que for necessário paranos manter no lugar que elas querem que fiquemos, elas farão.

Quanto mais você tenta sair do “lugar” que elas te colocaram, mais elas recorrerão ao comportamento tóxico para trazê-la de volta e esmagá-la na pequena caixa à qual elas acreditam que você pertence.

É provável que as pessoas tóxicas tenham aprendido o seu comportamento durante a infância, seja por serem expostas ao comportamento tóxico de outras pessoas ou por serem excessivamente elogiadas sem terem sido ensinadas a qualidade fundamental da empatia.

Em qualquer relacionamento tóxico também faltarão outras virtudes, como respeito, bondade e compaixão, mas no cerne do comportamento de uma pessoa tóxica está a falta de preocupação com o impacto que ela causa sobre os outros.

Elas apresentam uma falha crítica em ver além de suas próprias necessidades e desejos.

Pessoas tóxicas costumam escolher pessoas abertas e gentis, com corações lindos e luxuosos, porque são essas que terão maior probabilidade de lutar pelo relacionamento e menos probabilidade de abandoná-lo.

Mesmo as pessoas mais fortes podem encontrar-se num relacionamento tóxico, mas quanto mais tempo permanecem, maior é a probabilidade de evoluirem para alguém que é uma versão menor, menos confiante e mais ferida da pessoa que costumavam ser.

Pessoas coom o coração bom e que permanecem em um relacionamento tóxico nunca pararão de tentar melhorar o relacionamento, e as pessoas tóxicas sabem disso. Elas contam com isso.

Elas sabem que uma pessoa boa se esforçará para fazer o relacionamento funcionar e, quando o fizerem, a pessoa tóxica terá exatamente o que deseja – o controle.

Infelizmente, as pessoas boas demoram para entender que estão amando uma pessoa tóxica que quer controlar a sua vida. É preciso colocar o amor de lado para enxergar claro que o outro não te ama, apenas te possui.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Sydney Sims na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.