Como se libertar e deixar o passado para trás

Resiliência Humana

Eu já fiquei preso no nosso passado, tentando revivê-lo…

Às vezes, simplesmente não conseguimos entender o que aconteceu conosco. Às vezes, temos dificuldade em aceitar que algo que deveria ter durado para sempre chegou ao fim. Às vezes, ficamos presos no passado, esperando que um dia continuemos de onde paramos. E, inconscientemente, começamos a arruinar nosso futuro pela incapacidade de deixar o passado para trás.

Quando nossa história terminou, honestamente, fiquei arrasada. Quando as coisas mudaram e nosso futuro não tinha mais nós juntos, eu o perdi. Eu simplesmente não podia acreditar que éramos um daqueles casais que não conseguem viver felizes para sempre. As coisas que eu mais assustei ganharam vida e eu fiquei sozinho, sem você.

Não pude aceitar o que aconteceu. Não podia aceitar que não tenho mais você, que não sou sua e que você não é mais minha. Tínhamos muitos planos, tantas expectativas um do outro e tudo isso desapareceu em um piscar de olhos. Parecia tão irreal, como um pesadelo que terminaria a qualquer segundo agora. A parte feia era que não era um pesadelo e eu estava muito vivo.

Liberte-se

Eu não poderia deixar ir. Eu simplesmente não conseguia esquecer tudo o que poderíamos ter sido. Eu não poderia deixar de cumprir todas as nossas promessas, do nosso futuro que deveria ter sido bonito. Eu tinha expectativas. Você me fez tantas promessas e eu fiz tantos planos, e agora eu só tinha que esquecer tudo e seguir em frente. Como diabos eu deveria fazer isso quando ainda tinha sentimentos por você?

Fiquei preso no nosso passado, tentando revivê-lo. Eu lembrei de todos os momentos felizes que tivemos várias vezes. Todos aqueles momentos infelizes eu me forcei a esquecer, porque eles começaram a arruinar essa imagem perfeita que eu tinha em mente sobre nós dois.

Eles lembram por que eu não tenho você e eu estava tentando esquecer o fato de que não estávamos mais juntos. Eu esperei você voltar, para que pudéssemos retomar de onde paramos. Eu pensei que isso acontece quando um homem se apaixona. Mas isso não aconteceu. Não há como continuar de onde paramos quando as coisas terminam. Aprendi que você não pode começar o próximo capítulo da sua vida se continuar relendo o último.

Eu senti tanto sua falta. Talvez seja por isso que não consegui seguir em frente. Talvez seja por isso que não pude aceitar que acabamos. Eu te amei demais Eu me importei muito com você para deixar você ir. Eu fui literalmente capaz de encontrar você em todos os lugares. Você vinha à minha mente cada vez que ouvia nossa música ou músicas que significavam algo para nós.

Deixe o passado para trás

Quando eu andei ao lado da cafeteria onde tomamos café, quando vi seu casaco com capuz no meu armário, quando me encontrei com nossos amigos, tudo foi tão doloroso para mim. Juro que nunca pensei que poderia amar alguém assim e, no entanto, te amei mais do que jamais amei alguém. Tudo o que aconteceu me deixou muito quebrado. E eu não conseguia me recompor.

Eu perdi tanto. Ao focar no que eu não tinha, fechei os olhos para as coisas que eu tinha. Minha vida estava piscando diante dos meus olhos e eu não fiz nada sobre isso. Você não tem ideia de quantas pessoas boas eu deixei chapadas e secas porque eu estava esperando por uma que havia muito se foi.

Você não tem ideia de quantos momentos maravilhosos perdi porque estava esperando por você, de quantos mocinhos eu disse “não” por sua causa.

Você não tem ideia de quantas vezes eu me peguei pensando: “ Ele me ama ?” Você ficou bem e deixou claro que não há necessidade de reviver o passado, porque, se fosse para ser, teria nunca terminou. Fui eu quem estava segurando algo que terminou há muito tempo.

Em um ponto, olhei para a minha vida e me perguntei:

“O que diabos aconteceu aqui?”

Eu simplesmente não conseguia mais me reconhecer. Eu não podia acreditar que minha vida acabaria sendo do jeito que era. Eu era um completo estranho para minha família, meus amigos e até para mim mesmo. Eu estava em todos os tempos para baixos.

Antes de me machucar, eu tinha um futuro. Eu sonhava! Mas uma vez que nossa história chegou ao fim, eu simplesmente não consegui seguir em frente.

Esqueci tudo o que podia ser, esperando que o passado não ficasse para trás e que as coisas mudassem de direção. Mas eles não fizeram. E eu simplesmente não podia continuar vivendo da maneira que vivia.

Deixe o passado no passado

Eu deixei meu passado interferir no meu futuro. Em vez de viver pelo que hoje tem a oferecer, vivi pelo que ontem tirou. E isso tornou as coisas ainda piores.

Então, quando vi um estranho me encarando no espelho, decidi que era hora de voltar ao meu juízo. Decidi que era hora de parar de destruir o meu futuro porque estava me apegando ao meu passado. Decidi que é hora de deixar o passado para trás, onde realmente pertencia.

Aprendi que tenho que deixar a escuridão do meu passado, para poder me concentrar em deixar entrar a luz do meu futuro. Aprendi que não posso viver nas cinzas de algo que já foi um grande incêndio. Você e eu definitivamente não estávamos destinados a durar para sempre. E eu precisava aceitar isso.

Eu terminei de deixar meu passado arruinar meu futuro. Eu acabei esperando viver a mesma história novamente. Decidi esperar que coisas melhores estivessem esperando por mim e que a pessoa que me ama em seguida fosse a pessoa certa para mim. Decidi parar de ser tóxico e decidi deixar de dar ao meu passado tanto poder sobre o meu futuro.

Então, aqui estou eu agora, uma garota aceitando que o que eu tinha era incrível, mas não era para durar.

Aqui estou eu, aberta para o futuro sair para melhor.

Aqui estou, bem acordada e sem o farda do passado sobre meus ombros. E é tão incrível saber que ainda tenho um futuro, mesmo que você não esteja mais nele.

*Via Purpose Fairy. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia