Como recuperar o ânimo?

Resiliência Humana

Há dias em que acordamos com bom humor, nos quais temos mais energia para encarar o dia a dia, mais vontade de rir e mais vontade de engolir o mundo. Podemos pensar que isso acontece apenas porque sim, sem mais, mas a verdade é que nossos pensamentos e neurotransmissores têm um papel fundamental. Agora, como podemos recuperar o ânimo quando o perdemos facilmente?

Aqueles dias cinzentos, nos quais mal temos energia e o máximo que queremos é nos isolarmos do mundo ou até desaparecer, não ocorrem por acaso. O baixo estado de ânimo e o desconforto geralmente têm uma razão, um motivo pelo qual entram em nossas vidas. Além disso, somente a partir do seu conhecimento seremos capazes de lidar de maneira adequada com o manto cinza que nos envolve.

Normalizar, aceitar e aprender com os dias mais desanimados é fundamental, já que todos os sentimentos e emoções são importantes. Estar sempre com o ânimo baixo é tão negativo quanto cair num excesso de euforia.

“É mais apropriado para um homem rir da vida do que se lamentar”.
-Séneca-

Por que é importante ter um bom humor?

Partindo da base de que todos os dias não pode ser bons, de que todas as emoções são adaptativas e de que o humor flutua dentro de alguns parâmetros, concluímos que é impossível estarmos sempre exultantes.

Mesmo assim, aprender a manter um bom humor é fundamental para atingir nossos objetivos e para:

Ter perseverança.
Manter um bom estado de saúde.
Evitar ansiedade, estresse ou depressão.
Incentivar seus relacionamentos pessoais.
Sentir-se feliz e promover seu bem-estar.

Marco Aurélio disse que “a felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos” e, embora ele tenha ignorado a parte neurobiológica dessa afirmação, séculos depois a neurociência provou que ele estava certo. Toda vez que temos um pensamento, ocorre uma reação bioquímica no cérebro e certas substâncias químicas são liberadas, enviando mensagens para o resto do corpo. Quando os recebe, ocorre uma série de reações físicas para alinhar o estado do corpo com o pensamento originado.

Assim, uma maneira de modificar nosso estado de ânimo seria modificar nossos pensamentos. No entanto, isso é muito mais fácil na teoria do que na prática, uma vez que a maioria dos nossos pensamentos é controlada pelo nosso inconsciente. De fato, às vezes, tentar evitar pensamentos negativos pode ter o efeito oposto: aumentá-los. Portanto, não devemos nos boicotar ou nos sentirmos culpados se ficarmos presos a esse tipo de pensamento, já que modificá-los exige muita prática.

“Eu não penso em todas as desgraças, mas em toda a beleza que ainda permanece.”
-Anne Frank-

Como recuperar o ânimo?

Para colocar em prática certos hábitos que nos ajudam a recuperar o ânimo, devemos primeiro certificar-nos de que estamos preparados e se é apropriado abandonar o estado de espírito em que nos encontramos.

Uma vez analisada a situação, e após a verificação, podemos executar as seguintes etapas:

Aumentar nosso nível de atividade. Fazer exercício, praticar algum esporte ou se inscrever para uma atividade que nos interessa aumenta nosso bem-estar.

Dar um passeio. Algumas pesquisas sugerem que andar estimula as áreas do cérebro que melhoram o humor.

Recuperar o contato com amigos. Ter laços estreitos com outras pessoas é uma das chaves mais importantes para a felicidade.

Ouvir musica. A música é capaz de despertar em nós emoções como a alegria, a motivação e o bom humor.

Livrar-se de algumas tarefas. Classificar as tarefas pendentes e se livrar daquelas menos importantes ou mesmo dispensáveis ​​facilitará um melhor estado de espírito.

Organizar-se em curtos períodos de tempo. Um bom planejamento é fundamental para se concentrar nas tarefas mais importantes e nos permite momentos de descanso.

Por outro lado, a técnica de reestruturação cognitiva utilizada nas terapias cognitivo-comportamentais é uma boa estratégia para modificar a interpretação de nossas crenças por meio de perguntas. Através do questionamento do que pensamos, podemos modificar nossos esquemas e, consequentemente, recuperar o ânimo. Para isso, o melhor é ir em um profissional especializado.

“A grande descoberta da minha geração é que os seres humanos podem mudar suas vidas mudando suas atitudes mentais.”
-William James

FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia