Comportamento e Psicologia

Como lidar com o que não podemos controlar?

Você sente necessidade de estar no controle de tudo? Fica angustiado ou irritado quando as coisas saem do seu controle e vão por um caminho inesperado? Não consegue ficar em paz quando algo – seja um objeto ou alguma área da sua vida – está “fora do lugar”?

Nós somos co-criadores das nossas vidas, sim. Temos responsabilidade por nossas escolhas e ações. Mas não temos o controle de quais serão seus resultados. Só quando compreendermos e aceitarmos isso é que seremos realmente livres para agir.

Somos responsáveis pelo que falamos, mas não temos controle sobre o que os outros vão entender. Somos responsáveis por fazer nossas escolhas profissionais, mas não temos controle sobre quais desafios vão aparecer no caminho. Somos responsáveis por oferecer o nosso amor, mas não controlamos quem irá nos amar de volta.

Escolhemos o tempo todo como agir, e aí está o poder mais importante que nós temos: escolher. Sobre quais serão os resultados, não temos controle. E é aí que entra o segundo poder mais importante: a capacidade de lidar com os resultados.

Como desenvolver a capacidade de lidar com os resultados inesperados? Desenvolvendo e praticando a aceitação, a compreensão, a paciência, a resiliência. E o primeiro passo para desenvolver isso é entender que não estamos no controle de tudo. Sem essa compreensão, nunca aprenderemos a lidar. E toda vez que as coisas não acontecerem exatamente da forma que você esperava – se prepare, porque vai acontecer muitas vezes – você entrará em guerra com a vida.

Use o seu poder de escolha para aquilo que você pode escolher: seus pensamentos, suas fontes de informação, seus alimentos, o ritmo da sua respiração, a forma como usa os recursos que tem…

Para aquilo que você não pode controlar, use a consciência e a sabedoria de que tudo está onde deve estar e tem um motivo para ser. Não perca tempo brigando com a realidade, acredite que existe um propósito e entregue-se, permitindo que as surpresas cheguem e entrem na sua vida.

Se há algo incomodando você nesse momento, tente identificar: isso está sob minha responsabilidade ou está fora do meu controle?

Se puder se responsabilizar pela escolha, a palavra a ser buscada é CONSCIÊNCIA. Quanto mais consciência da sua verdade você tiver, melhores serão as suas escolhas.

Se não puder controlar, lide com isso. Nesse caso, a palavra é ACEITAÇÃO. Entregue, confie, aceite e permita. Tudo está exatamente onde deveria estar.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Destino reescrito: 5 signos terão mudanças radicais até 31 de dezembro

Há períodos em que a vida muda devagar. E há outros em que tudo se…

20 horas ago

Presentes fora da caixa: 10 ideias criativas para surpreender (e fugir das meias)

Com as festas de fim de ano chegando, sempre vem aquela dúvida “qual presente eu…

20 horas ago

Regra 70-20-10: O método simples para lidar melhor com o estresse das festas

As festas de fim de ano costumam vir acompanhadas de luzes, encontros e celebrações. Mas,…

20 horas ago

Frase sobre “pé direito” faz Havaianas virar alvo da direita e gerar pedido de boicote

Neste fim de ano, a Havaiana decidiu realizar uma nova campanha, estrelada pela atriz Fernanda…

20 horas ago

O passado cobra caro: 5 signos entram agora em um acerto de contas kármico — veja se o seu está na lista

Nem tudo o que foi feito fica no passado. Algumas atitudes deixam marcas invisíveis que…

23 horas ago

O formato do seu umbigo pode revelar traços ocultos da sua personalidade — Descubra o que ele diz sobre você

Você já observou o seu umbigo com atenção? O que muita gente não imagina é…

2 dias ago