Cobrar amor de quem não sente é como comer sal esperando que seja doce.

A verdade é que, quando você não sente amor suficiente por si mesmo, você começa a cobrar amor dos outros.

Você busca no outro o que falta em você e, geralmente, você acaba enxergando amor onde não existe.

Quando você não se ama em primeiro lugar, você aceita qualquer lagarta que aparece e, imagina que, essa “lagarta”, uma hora, vai se transformar em borboleta.

Você enche a boca de sal, esperando que seja doce.

Você cria ilusões românticas e se surpreende com um terrível pesadelo.

Você deseja uma paixão ardente e recebe indiferença.

Você espera que o outro te ame, para que você, finalmente, se sinta amado. E quando isso não acontece, a sua autoestima desaparece e você se sente a pior pessoa do mundo.

Você se agarra as expectativas de que como o amor têm que ser e, não consegue perceber que, quando você não se ama, ninguém consegue enxergar valor em você.

Você se torna escravo de um amor de mentira e se torna dependente da aprovação do outro. Se ele te rejeita, você adoece emocionalmente.

O fato é que, a forma como você se sente está baseada na maneira como os outros te tratam e, não deveria ser assim.

Cobrar amor de quem não sente é o mesmo que semear sofrimento esperando colher felicidade.

Se você está desesperado, desejando que o outro te ame, é um sinal de que precisa, desesperadamente, amar a si mesmo.

Esse vazio que você quer que ele preencha, precisa ser preenchido por você!

Amor-próprio é oferecer a si mesmo aquilo que você quer que o outro te ofereça e, quando você começa a atender as suas necessidades, você para de procurar amor em pessoas vazias.

Não cobre amor de quem não sente, sinta amor por si mesmo a tal ponto que, você nunca precise se humilhar pedindo migalhas de afeto.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Ioana Casapu no Unsplash.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.