Conhecimento

Cientistas descobrem que tratamento contra o câncer responde bem para esclerose múltipla.

A Universidade de Cambridge chegou com uma novidade quentíssima, em um recente ensaio clínico de fase 2, descobriu-se que a droga contra o câncer bexaroteno regenera a bainha de mielina – o alvo do distúrbio autoimune “esclerose múltipla”, ou MS. A doença ficou conhecida nacionalmente no Brasil com o acometimento da comediante e atriz Claudia Rodrigues.

Conheça a Esclerose Múltipla

Uma camada protetora de lipídios ao redor dos nervos no cérebro e na medula espinhal, a bainha de mielina é direcionada incorretamente pelas células do sistema imunológico em pacientes com EM, resultando nos sintomas da doença de neurodegeneração e deficiência.

O que a pesquisa descobriu?

O ensaio mostrou que o bexaroteno foi capaz de efetivamente “remielinizar” os nervos danificados, colocando os cientistas no caminho de um possível tratamento.

O professor Alasdair Coles, da Universidade de Cambridge, disse sobre a pesquisa, financiada por uma bolsa de £ 250.000 para a MS Society UK:

“As lições que aprendemos são incrivelmente empolgantes, pois agora temos mais evidências concretas de que a remielinização em humanos é possível.

“Esta descoberta nos dá a confiança de que pararemos a EM e rapidamente seremos levados adiante em estudos adicionais que testam outros potenciais novos tratamentos de reparo de mielina”.

A razão pela qual novos tratamentos de reparo da mielina seriam necessários é porque a droga, normalmente destinada a pacientes com câncer, cria alguns efeitos colaterais graves, como lipídios elevados no sangue e doenças da tireoide e, portanto, não pode ser usada como um tratamento.

Estudos complementares

O co-investigador, Professor Siddharthan Chandran, da Universidade de Edimburgo, sentiu que este é um passo à frente, primeiro porque o reparo da mielina agora está confirmado como possível, e também porque as propriedades do bexaroteno poderiam ser examinadas para encontrar futuros candidatos a drogas que não tenham lado sério efeitos.

“Agora entendemos muito mais sobre o reparo da mielina e estamos em uma posição significativamente melhor para medir a remielinização em testes clínicos”, disse Chandran.

“Enquanto este trabalho estava ocorrendo, pesquisas de laboratório adicionais identificaram tratamentos novos e mais toleráveis ​​que poderiam reparar a mielina, e esperamos que eles sejam testados em testes eminentemente.”

Cerca de 100.000 pessoas no Reino Unido vivem com esclerose múltipla, e nos EUA esse número está perto de um milhão, então a Sociedade de Esclerose Múltipla não está contando apenas com os testes com bexaroteno, mas também está lançando um teste clínico de Fase 2 baseado em pesquisas de 2019 que demonstram que uma combinação do medicamento para diabetes metformina e um anti-histamínico chamado Clemastina também levou à regeneração de uma bainha de mielina danificada pela esclerose múltipla.

“A metformina é um dos desenvolvimentos mais interessantes no reparo da mielina que já vimos. Nossas descobertas no ano passado lançaram luz sobre por que as células perdem sua capacidade de regenerar a mielina e como esse processo pode ser revertido ”, disse o professor Robin Franklin, também de Cambridge, que liderou o estudo de 2019. “Estamos muito orgulhosos de ter feito este trabalho e emocionados em ver nossa descoberta levada adiante tão rapidamente”.

O novo estudo Metformina / Clemastina será liderado por Franklin e Coles – uma dupla dinâmica de pesquisadores de MS; esperamos que seu trabalho leve ao objetivo da Sociedade de MS de desenvolver um tratamento comprovado para a doença até 2025.

Para ilustrar essa incrível descoberta deixaremos aqui um recado motivador da nossa querida Claudia Rodrigues:

*DA REDAÇÃO RH. Com informações GNN

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago