1Não IA

CHEIRO DO MATO TEM UM GRANDE PODER DE CURA, DIZ ESTUDO

Passear pelo mato pode melhorar substancialmente a saúde do ser humano. Quem garante é uma equipe de cientistas japoneses que conseguiram provar que sentir o cheiro do mato reduz a pressão arterial e aumenta as moléculas anti câncer na corrente sanguínea.

Os investigadores da universidade Nippon Medical School, em Tóquio, estudaram os efeitos que óleos essenciais e aerossóis emitidos por plantas e árvores podem ter no corpo humano. As conclusões deste estudo revelam que o contato com a natureza reduz drasticamente o stress sobre o sistema nervoso.

Segundo a revista norte-americana The Atlantic Cities, Qing Li, especialista em higiene e saúde pública daquela universidade, afirma que as caminhadas na floresta ativam as células do sistema imunológico responsáveis pelo combate a infecções e ao câncer.

O especialista pretende agora comprovar que o cheiro das árvores e do mato é o principal agente nestas alterações no organismo humano.

Natureza e contato com o mato reforça ação do sistema imunológico

“Comprovamos que o ambiente da floresta impulsiona as proteínas intracelulares anti câncer dos linfócitos. A atividade destas células aumentou durante um período de sete dias depois da realização da caminhada. Isso aconteceu tanto em sujeitos do gênero masculino como do feminino”, explica a equipe no estudo.”

Os linfócitos são células presentes no sistema imunológico do corpo humano que defendem o organismo contra invasão de agentes estranhos. Para além destes benefícios, os passeios entre a natureza podem ainda reduzir o stress sobre o sistema nervoso.

O estudo foi desenvolvido com a ajuda de doze voluntários. Pessoas entre 37 e 60 anos permaneceram num hotel numa zona urbana do Japão por três noite, entre as 19h e 8 h.

Ao longo deste período, os participantes foram vaporizados com um umidificador que continha substâncias presentes nas plantas das florestas.

A experiencia revelou em análises de sangue e urina alterações provenientes do contato com esses compostos.

Qing Li e alguns dos seus colegas criaram a International Society of Nature and Forest Medicine, uma instituição que se baseia na natureza e nas suas propriedades para ajudar na cura de doenças e desenvolver terapias medicinais em todo o mundo.

Conclui-se que se muitas vezes a ciência é fundamental para descobrir e inventar melhorias para nossas vidas. Outras vezes sua tarefa é somente confirmar aquilo que a sabedoria popular e ancestral já sabe.

Por exemplo, dar uma volta em meio ao mato e respirar fundo faz um enorme bem para nossos corpos. Torna-se mais evidente que salvar a natureza é uma questão imediata de saúde pública.

Também já foi comprovado que olhar para fotografias com temas relacionados ao meio ambiente relaxa o cérebro da mesma maneira que se o indivíduo estivesse no local fotografado.

*Via Jardim do Mundo.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

9 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

9 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

10 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago