Recentemente, foi noticiado, no The Greenest Post, que Belo Horizonte quer proibir a venda de animais em pet shops. Ao que parece, esta deve se tornar uma tendência internacional: a Austrália acabou de adotar a medida.
O estado de Victoria acaba de sancionar lei que proíbe a existência de “fábricas” de filhotes de animais domésticos – como cães e gatos. A medida começa a valer efetivamente em julho e, na prática, significará que além do fim da reprodução comercial também não existirá mais a venda de bichinhos em feiras, parques, sites, clínicas veterinárias ou em qualquer outro estabelecimento comercial.
A aprovação da lei foi inspirada em Oscar, um cachorrinho que foi vítima desta indústria. A ativista Debra Tranter resgatou o cão em péssimo estado físico e psicológico e, desde então, luta para conseguir sua guarda. Ela fundou o Oscar’s Law, uma organização sem fins lucrativos dedicada a abolir as fábricas de animais domésticos na Austrália.
“A proibição vai destruir este modelo de negócio e ajudar a acabar com a crueldade animal”, diz Debra no site da ONG. A ativista diz ter esperança que a lei seja implementada também no resto do país. A medida é a primeira do tipo na Austrália e prevê ainda a adoção responsável por meio de grupos de resgate e abrigos.
Confira abaixo discurso de Debra (em inglês) sobre o assunto.
Muitas pessoas possuem o hábito de apenas usar peças de roupas pretas. No entanto, quando…
O vidente Robério de Ogum, conhecido por acertar acontecimentos envolvendo famosos, voltou aos holofotes após…
Algumas histórias parecem encerradas, superadas e guardadas no lugar certo da memória — até que…
Recentemente, a Prime Video adicionou em seu catálogo a série “All Her Fault” e já…
A inteligência artificial deixou de ser um conceito distante e passou a impactar diretamente o…
No dia 31 de dezembro de 2025, a Netflix adicionou em seu catálogo o último…