Naiara Azevedo sofreu violência patrimonial.’Sabe quanto ele me dava por mês? R$ 1 mil’
É importante ter em mente que a violência contra a mulher não se resume à violência física e mental, destaca a advogada Dra.Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados.
Durante sua participação no programa “Fantástico”, a cantora Naiara Azevedo expôs ter sido vítima de violência psicológica, física e patrimonial cometida por seu ex-marido e empresário, Rafael Cabral.
A cantora compartilhou também, imagens de hematomas resultantes das agressões. ‘Sabe quanto ele me dava por mês? R$ 1 mil’, disse ela durante a entrevista.
A denúncia da artista contra seu antigo companheiro, na última quinta-feira (30), inclui acusações de constrangimento ilegal, quando alguém constrange outra pessoa mediante violência ou grave ameaça, de acordo com informações da TV Anhanguera.
A Justiça de Goiás acatou uma medida protetiva em favor dela contra o ex-marido e o caso continua sendo investigado sob segredo de justiça. Diante da repercurssão do assunto, resolvemoms trazer aqui algumas informações relevantes para que as mulheres possam se proteger.
O que é violência patrimonial?
Dentre as acusações feitas pela cantora, a de violência patrimonial chamou a atenção e gerou dúvidas entre os fãs, no entanto, de acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados, o conceito é simples e importante de ser compreendido.
“Muitas pessoas acreditam que quando se fala de violência contra a mulher é tratado apenas de violência física e mental, mas existem outros tipos de violência que também podem ser enquadradas como crime”, refrixou ela.
“A violência patrimonial, no caso, está descrita no inciso IV do Artigo 7 da Lei Maria da Penha como ‘qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades”, explica.
Quando um parceiro se utiliza do seu patrimonio para obter benefícios próprios ou para te ameaçar e te fazer refém das vontades dele, você está sofrendo uma violência patrimonial.
“No caso de Naiara Azevedo, ela contou ter sido privada de grande parte de seus faturamentos pelo marido, o que se esquadria no crime, bem como, no caso de controle do acesso a cartões e salário”, destaca a Dra. Lorrana Gomes.
Muitas mulheres vivem uma dependencia financeira em suas relações, dependem da permissão do marido para gastarem o dinheiro que ganham, ou até são privadas do direito de trabalhar para serem controladas financeiramente por ele. No caso da cantora, era ela quem fazia o trabalho mais difícil, mas ainda assim, era impedida de usufruir sobre pena de agressões verbais, psicológicas e até físicas.
Você conhece alguém que já sofreu esse tipo de violência?
*DA REDAÇÃO RH. Entrevistada Dra. Lorrana Gomes. Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Pós graduada em Processo do Trabalho. Membro da Comissão de Admissibilidade do Processos Ético Disciplinar da OAB/MG. Autora de diversos artigos jurídicos.
*DA REDAÇÃO RH. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.
O infarto, uma das principais causas de morte no Brasil, deixou de ser uma preocupação…
Você já se perguntou o que o seu sobrenome diz sobre a sua ancestralidade? Muito…
A atriz Bella Campos, de 26 anos, teria sido vista chorando nos bastidores da TV…
Alguns signos simplesmente parecem nascer com uma estrela brilhando mais forte sobre eles. Enquanto muitos…
Recentemente, durante uma entrevista ao WOWcast, Xuxa Meneghel surpreendeu os fãs com uma revelação chocante.…
Recentemente, o campeão do BBB24, Davi Brito, foi formalmente acusado pela Justiça do Amazonas por…