Autores

CALMA! POR PIOR QUE SEJA O MOMENTO ATUAL, ELE VAI PASSAR

Uma das coisas mais terríveis que enfrentamos quando passamos por um mau momento na vida é sentir que aquela fase não vai acabar. Racionalmente falando, sabemos que tudo passa: o bom e o mau, o alegre e o triste, o melancólico e o eufórico, o tedioso e o entusiasmado. Nada dura para sempre, o que pode ser muito bom ou muito ruim, dependendo do contexto vivido.

O problema é que quando estamos imersos numa crise depressiva , num luto, quando estamos doentes fisicamente ou emocionalmente, quando alguém amado está doente , quando nos desapontamos profundamente com uma pessoa querida, temos a sensação de aquela dor , aquela mágoa , aquela sensação de desespero e estupefato nunca irão encerrar seu ciclo medonho de devastação.

Quando estamos muito tristes , amargurados , decepcionados, é como se uma venda fechasse os nossos olhos. É como se uma névoa turvasse a nossa visão…ouvi este pensamento de uma médica há muitos anos e nunca me esqueci dele.

A tristeza profunda nos rouba a nossa perspectiva de futuro e tudo de repente fica tacanho, apequenado. É como se não houvesse outras possibilidades. Por exemplo, quando se perde a chance de ingressar em uma boa empresa: quando recebemos a resposta negativa , temos a sensação de que outros bons processos seletivos nunca mais irão aparecer. É como se estivéssemos perdendo uma oportunidade única.

Outro exemplo: quando um amigo que considerávamos muito especial, tira a máscara e se mostra uma pessoa bem diferente daquela que imaginávamos, podemos ficar meio inseguros em relação a futuras amizades, o que para mim é um erro grave. Deixar de abrir o coração porque existem pessoas extremamente maldosas ou simplesmente indiferentes no mundo é o mesmo que dar a vitória a elas. A coisa mais preciosa que alguém pode nos roubar é a fé nas outras pessoas e na possibilidade de construir vínculos fortes e verdadeiros.

Quando terminamos um relacionamento amoroso e ainda desejamos o nosso parceiro ou imaginamos desejar mergulhamos no mais fundo e frio dos poços. Como já dizia Freud , a dor do amor é uma das mais devastadoras dores que existem. Ninguém é obrigado a ficar com ninguém. Ok. Mas alguns términos são muito abruptos e por tal razão muito traumáticos pois a pessoa fica com menos recursos para se adaptar à sua nova situação. Se um relacionamento encerrado de forma razoavelmente tranquila já deixa marcas , imaginem um terminado de forma desajeitada?

Enfim, não importa como esteja o seu momento atual. Não importa os fardos que estamos carregando no atual momento. Não importa o quanto estamos cansados e desanimados. Mais cedo ou mais tarde , este momento trágico passa. Para o nosso bem e para o nosso mal, a vida é cíclica e as coisas não permanecem nos mesmos lugares por muito tempo.

 

Sílvia Marques

Viciada em café, chocolate, vinho barato, filmes bizarros e pessoas profundas. Escritora compulsiva, atriz por vício, professora com alma de estudante. O mundo é o meu palco e minha sala de aula , meu laboratório maluco. Degusto novos conhecimentos e degluto vinhos que me deixam insuportavelmente lúcida. Apaixonada por artes em geral, filosofia , psicanálise e tudo que faz a pele da alma se rasgar. Doutora em Comunicação e Semiótica e autora de 7 livros. Entre eles estão "Como fazer uma tese?" ( Editora Avercamp) , "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação" ( Editora LTC) indicado ao prêmio Jabuti 2013. Sou alguém que realmente odeia móveis fixos.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago