Autores

CADA UM SABE O QUANTO DÓI A SUA DOR…

Cada pessoa sabe o quanto dói a sua dor e ninguém tem o direito de minimizar isso. Joana perdeu o emprego, chorou por 5 dias e ficou muito mal, sentindo-se fracassada por mais um emprego perdido. Maria também foi demitida, foi pra uma boate com as amigas, bebeu apesar de estar chateada e seguiu a vida como se nada tivesse acontecido. Ambas sentiram suas dores da forma que lhes foi conveniente.

Ninguém tem o direito de minimizar a dor de uma por ter ficado em casa por uns dias, sentindo-se mal enquanto a outra, passando pela mesma situação, seguiu a vida normalmente. Pra Joana doeu de um jeito. Pra Maria doeu de outro. Pra ambas foi difícil, mas cada uma enfrentou de uma forma.

É a pessoa que passa pelo problema, que sabe o quanto dói. E ninguém, de forma alguma, tem o direito de julgar isso ou pior, minimizar.

Conheço pessoas que estando com depressão, procuram tratamento e mantém as redes sociais. Conheço também, as que desativam as redes sociais e se fecham com a família, os amigos próximos e a terapia. Uma está certa e a outra errada? Não! Cada uma sabe o quanto dói a própria dor.

E nem pense em dizer a quem está passando por uma tempestade “ah para com isso” ou algo que a faça sentir-se uma fresca. Nunca se esqueça de que a cada um cabe sentir a dor e agir como lhe convém. Nunca mesmo. E caso você seja o ouvinte, pense que a pessoa que te diz isso, minimizando a sua dor, precisa mais de ajuda que você. Pois, se ela, “estando bem”, não tem a capacidade de entender que você sabe o quanto te dói, ela precisa muito mais de ajuda que você. Ignore-a e torça pra que ela.

É importante, ao passar pelas tempestades da vida, lembrar que você só passa pelo que consegue suportar. E também que, por pior que pareça, no fim das contas, algum aprendizado isso tudo vai gerar. E o melhor de tudo: você sai mais forte disso! Não quero com isso, dizer que é algo bom. Eu sei que não é. Só quero é te lembrar, que vai fazer de você alguém melhor e mais atento.

Pense em quantas decepções você já teve. No quanto certas situações foram doloridas. Você venceu. Aprendeu. Ficou mais forte. Essa dor de agora está pesada, complicada, injusta e demora a passar. Não consigo mensurar a sua dor. Só posso é dizer que sei que dói e que está pesada. Vai gerar aprendizado quando passar e você vai vencê-la. Tenho certeza disso.

Caso você tenha se fechado, respeito. E entendo que foi importante pra você isso. Mas se tiver muito difícil vencer essa dor, procure ajuda psicológica. E escolha a dedo com quem você vai dividir essa tempestade. Nem todos estão preparados para ouvir isso. E decepções vêm de quem a gente menos espera. As pessoas não são como você. E elas não agem como você agiria em relação à elas, caso fosse você no lugar delas e vice-versa. Lembre-se disso: as pessoas, por mais que se pareçam com você, não agiriam como você em relação a elas. E o mais importante: isso vai passar! Você vai vencer isso, tenho certeza.

Gabi Barboza

É graduanda em Psicologia, tem 32 anos. Como o que faz o mundo dela girar, são as pessoas, trabalha com Recursos Humanos. É mineira, bem casada com um Gaúcho lindo. Mora em Porto Alegre desde 2012. Está sempre lendo e ama escrever. Se sente rica, por ter vários livros em uma estante que é o seu tesouro. Ama se engajar em causas sociais, crê que a única coisa que levamos desse mundo, é o que plantamos. E que as boas obras, são fundamentais.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago