Destaque

Burnout: Neurocientista revela os hábitos que ajudam a combater o esgotamento mental

Burnout: Neurocientista revela os hábitos que ajudam a combater o esgotamento mental

Esgotamento derivado da ansiedade pode prejudicar a sua saúde física e mental, mas mudar alguns hábitos e adicionar suplementos podem ajudar. Veja como:

O Burnout é uma síndrome caracterizada pelo esgotamento extremo físico e mental, que leva as pessoas a exaustão po tensão emocional e a queda na produtividade. Ela causada diretamente por rotinas e condições de trabalho desgastantes e tem se tornado cada vez mais comum em trabalhadores do mundo todo.

No entanto, como neurocientista, trouxe aqui algumas mudanças de hábitos e alguns cuidados que podem ajudar a evitar que você desenvolva o burnout e até a reduzir os sintomas se você sente que já está vivendo essa exaustão.

1. Horários de descanso

Uma das principais indicações para quem possui ou quer prevenir o Burnout é definir horários para descanso. Se você só trabalha e não se permite ter uns momentos de pausa entre uma tarefa e outra, o seu cérebro começa a demonstrar cansaço e desgaste cognitivo.

Aprenda a colocar pequenas pausas de descanso durante o seu dia e você vai ver que a sua produtividade vai aumentar, e você vai se sentir mais disposto.

2. Incluir momentos de lazer

Procure evitar levar o trabalho para casa e se permita ter momentos de lazer. O seu cérebro precisa ser compensado com atividades que te gerem prazer e satisfação em viver. Se você não sente prazer e não tem uma rotina que gere bem-estar, procure algo que te agrade, um hobby, um passeio com os amigos, uma caminhada na naturaza, qualquer coisa que faça você se sentir vivo e animado com a sua realidade, vai ajudar a aliviar a tensão.

3. Uma boa noite de sono

Você precisa garantir que está tendo oito horas de sono, caso contrário o seu corpo vai sentir o impacto em breve. O melhor sono é o do início da noite não aquele da madrugada. Por tanto, procure ir dormir mais cedo para que a sua mente possa se recuperar plenamente.

Evite o uso de eletrônicos antes de dormir, leia um livro, ouça um som tranquilo e refleta sobre o que você aprendeu no dia, isso ajuda a relaxar e descansar melhor à noite.

4. Faça atividades físicas no primeiro horário do dia e se alimente bem

Para evitar a queda na disposição é importante reservar 30 minutos ao acordar para fazer uma caminhada e cuidar da alimentação, é importante ter uma alimentação equilibrada, como a dieta mediterrânea e japonesa.

5. Preste atenção nos seus pensamentos

Além dos cuidados físicos, devemos ter atenção às nossas necessidades mentais, o ser humano não pode ficar estagnado, nem ficar muito tempo na zona de conforto.

Tenha metas alcançáveis, pratique jogos de lógica, faça terapia, e preste atenção em quais pensamentos você está alimentando. Pensar de forma negativa, durante muitas horas do seu dia, pode causae esgotamento mental.

6. Suplementação também é fundamental

A suplementação também pode ser uma importante aliada nesse processo, ajudando a reforçar a ação do organismo no combate ao esgotamento, insônia e ansiedade.

É importante o uso do Ômega 3 DHA+EPA na regulação do humor. Também é indicado o uso de vitaminas do complexo B e vitamina C junto com as principais refeições, porque ajuda a combater a fadiga e a irritabilidade.

Outra suplementação necessária é a melatonina natural alguns minutos antes de dormir. Ela ajuda no combate à insônia e proporciona uma melhor noite de descanso, o que contribui bastante para melhorar a produtividade e melhorar a saúde mental.

Ansiedade X Burnout

No entanto, tomar esses cuidados e desenvolver esses hábitos não é uma tarefa fácil, pois o Burnout surge combinado com a ansiedade excessiva, o que afeta o sistema límbico e prejudica a comunicação do cérebro com a região frontal do cérebro, que está ligada à tomada de decisões, foco e criatividade.

Se torna extremamente difícil desenvolver bons hábitos quando se está sofrendo com desequilíbrios emocionais derivados da ansiedade, por isso, recomendo que você conte com ajuda profissional durante todo o tratamento.

Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com.

Foto de Olena Kamenetska na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.

3 Estratégias para Lidar com um narcisista e deixar de ser vítima da sua manipulação.…

17 minutos ago

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA.

NÃO GASTE ENERGIA COM QUEM NÃO ACRESCENTA NADA. Quando você se desgasta com coisas ou…

41 minutos ago

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

1 dia ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

1 dia ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

1 dia ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

4 dias ago