A conjuntura política, social e econômica do Brasil passa por períodos complicados. Isso impacta não somente as instituições nacionais, mas também os cidadãos, que precisam se adaptar a novas realidades, como o desemprego.

O professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, do Instituto de Psicologia da USP, diz que esse cenário afeta a saúde mental do brasileiro e incita o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. A opinião do especialista está de acordo com dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirmam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

O especialista em Psicoterapia Fenomenológica ressalta que a ansiedade pode ser identificada por sintomas físicos e psíquicos, nos quais o indivíduo passa a ter reações desproporcionais e não consegue se acalmar. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, mas as relações humanas são importantes para a recuperação emocional da pessoa afetada.

Do ponto de vista psicoterapêutico, o apoio familiar e de amigos pode ser de grande valia em cenários como esse, nos quais a vivência cotidiana interfere no âmbito psicológico.