Comportamento e Psicologia

As boas pessoas escondem cicatrizes na alma

As boas pessoas levam pó de estrelas nos bolsos para fazer o impossível pelos outros, para dar alegrias e felicidade, mas às vezes dar tudo em troca de nada dói, e são muitas as cicatrizes que nos esforçamos para esconder.

Estamos certos de que você conhece esta sensação. Há pessoas que não sabem muito bem onde está o limite entre elas e os outros, e longe de estabelecê-lo, não diferenciam entre o meu e o seu. Ou pior, a única forma como entendem a vida é fazendo os outros felizes.

Há cicatrizes que a pessoa se esforça para esconder, porque lembrar delas dói e até humilha, porque nos levam de volta a esse momento em que demos tudo por alguém, e só recebemos vazios ou traição.

As boas pessoas não são fracas nem ingênuas, as boas pessoas só entendem a linguagem do respeito e o carinho que sabe de humildade e altruísmo. Talvez por isso nunca se encaixem em um mundo cheio de egoísmo e fugacidade, de emoções que não duram e promessas que se quebram de um dia para o outro.

O mundo nem sempre é como nós desejaríamos, nem como o sentimos em nosso coração. Há dissonâncias e sentimentos desafinados. Por isso, temos que nos habituar também ao caos, e principalmente, aprender a dizer “chega” quando for necessário, quando a nossa autoestima fica vulnerada.

As boas pessoas escondem batalhas que outros não veem

As boas pessoas são muito mais do que mostram. Escondem batalhas que só elas conhecem, silenciam palavras e amarguras seladas com sorrisos amáveis porque não desejam aparentar fraqueza, ou dirigir aos outros os seus lamentos. São humildes e carregam os seus próprios pesos em rancor.

As boas pessoas escutam sem julgar, falam sem ofender e observam sem desprezar. Três valores simples que esperam que os outros também cumpram, mas nem sempre é assim.

Na hora de definir essa bondade que não sabe definir limites, e que às vezes acaba sendo ferida, citamos as seguintes características:

Há pessoas que entendem a sua felicidade dando tudo pelos outros. Atendem e se preocupam de um modo muito profundo por tudo aquilo que faça parte do seu círculo social, e além dele. São muito sensíveis também “à dor do mundo”, às desigualdades, ao sofrimento alheio.

Esta sensibilidade faz com que às vezes realizem ações que outros não entendem: fazer favores às pessoas que quase não conhecem, ou levar o seu altruísmo a situações pouco usuais.

As boas pessoas raramente dizem “não” a algo, e não é porque não tenham personalidade ou não sejam assertivas. É porque, do fundo do seu coração, não hesitam em investir tempo e esforços nas pessoas que o pedem.

Para as boas pessoas não há felicidade maior que dar alegrias aos outros, que ver sorrisos e sentir-se útil, ver que o que fazem é significativo e enriquecedor.

O principal problema de tudo isso é que são capazes de dar tudo até ficarem vazias de forças, fôlego e energia. E o fazem tão frequentemente que o resto do mundo dá por certo que não precisam de nada, que sempre estão dispostos, e que por trás de seus sorrisos há mais sorrisos… No entanto, nem sempre é assim.

Porque por trás de seus rostos despertos e amáveis, há cicatrizes. Vazios de quem às vezes abusou da sua bondade por egoísmo, de quem viu só os favores, o amor que não pedia nada e o carinho que não se acaba, mas não a pessoa que estava por trás.

As boas pessoas também podem dizer “chega”

As boas pessoas podem e devem saber dizer “chega” no momento adequado, porque às vezes os outros as desfiam dia a dia até deixá-las nuas de autoestima, de valores e integridade. Não permita isso, não se deixe levar até a borda do abismo.

Ser bom não significa que você possa me utilizar para os seus propósitos, nem partir o meu coração transparente com as suas flechas interesseiras. Ser bom é dar a oportunidade de crescer comigo, de me oferecer reciprocidade e caminhar de mãos dadas por caminhos de confiança onde ninguém é melhor do que ninguém.

Na verdade, não é nada fácil impor limites ou dizer basta quando levamos metade da vida cedendo e dando mais do que a nossa alma nos permitia. No entanto, devemos ter isso claro: não somos de ferro nem o nosso coração uma rocha. Somos de carne e de emoções, essas que muitas vezes são danificadas e fragmentadas.

Se você é capaz de dar carinho e dedicação aos outros, deve ser capaz também de entender quem merece os seus esforços e quem não.

Ninguém é egoísta por priorizar-se um pouco todo dia, por dizer “não” a quem não o leva em conta e faz com que você se sinta alguém que não é. Porque quem o manipula com as redes do egoísmo não o aprecia e nem respeita.

Dar felicidade, atenção e alegrias aos outros é o valor mais nobre que existe, esse mesmo que o define. Não permita que os outros façam você se arrepender do é e do que sente. Trata-se apenas de definir limites, de cultivar também a sua própria felicidade para poder compartilhá-la com os outros.

A vida é muito curta para investi-la em quem não a merece, em quem lhe traz pesares e lágrimas. Porque as boas pessoas só entendem uma linguagem: o da alegria e o carinho sincero.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

2 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

3 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

3 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago