Biólogo cria sacola de mandioca que vira comida para animais marinhos!

Resiliência Humana

Diga adeus a sacola plástica que agride o meio ambiente, a sacola de mandioca não polui os oceanos e serve de alimento para os animais marinhos!

Por Iara Fonseca/Redação Resiliência Humana

Todos sabemos os graves problemas que enfrentamos com a poluição dos mares e o prejuízo que o descarte irregular de sacolas plásticas traz para a vida marinha. Mas foi o biólogo residente em Bali, Kevin Kumala o responsável por essa incrível criação: a sacola de mandioca que serve de comida para os peixes.

A sacola não causa danos ao meio ambiente pois o plástico foi substituído pela mandioca. Caso seja jogado no mar, ela poderá servir de alimento para peixes e outros animais marinhos.

O plástico comum demora cerca de 400 anos para se decompor e todos os dias, ambientalistas precisam resgatar animais, como a tartaruga, por exemplo, que constantemente é encontrada agonizando por conta das sacolas que são, acidentalmente, sugadas por suas vias aéreas, e são encontradas no estomago, ou até mesmo no nariz, impedindo a respiração e alimentação, fator que causa a morte de muitas delas, e de outros animais marinhos.

 

A Ong Sea Shepherd resolveu utilizar uma abordagem mais agressiva e chocou a todos com a campanha que mostra como a utilização do plástico e o seu descarte irregular pode afetar a vida marinha, com imagens fortes conseguiram mostrar o problema dos plásticos nos oceanos. Vejam:

No cartaz está escrito: “O plástico que você usa uma vez tortura os oceanos para sempre”.

E pensando nesse grande problema global o biólogo Kevin Kumala, inventou essa sacola feita de mandioca, que é totalmente inofensiva para a vida marinha, e ainda pode servir de alimento para eles! É genial, e deveria ser adotada por todos os países rapidamente, não acham?

Ele criou a empresa Avani Eco, em 2014, e suas invenções vão além das sacolas. Lá são feitos canudos, talheres, copos e embalagens, todos com materiais sustentáveis, com tempo de decomposição de até cem dias.

“Nossos sacos de mandioca de tamanho médio podem transportar até 8 libras (3,5 kg) se transportar produtos secos”, disse no seu perfil do Instagram.

Nós somos responsáveis pelo material que consumimos, e devemos ser igualmente responsáveis pelo mal que causamos ao insistirmos em utilizar materiais que agridem a natureza!

De acordo com informações do Estadão, “em 2050 serão mais de 33 milhões de toneladas de plásticos em utilização no mundo, e cientistas calculam que nesse ano existirão mais plásticos nos oceanos do que peixes”!

Parabéns ao biólogo Kevin Kumala e a tantos outros que estudam meios de ajudar a diminuir a quantidade de lixo que nós humanos produzimos no mundo!

É preciso que cada um de nós, bem como os governantes de cada país, desenvolvam a consciência ecológica e escolham consumir produtos sustentáveis que não agridam os animais e o meio ambiente.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia