Comportamento e Psicologia

Benching: manipular alguém para que continue interessado em você

Com o desenvolvimento das redes sociais, as relações afetivas começaram a passar por algumas variações. A paixão é medida por corações de Instagram. Um “curtir” da pessoa certa no Facebook pode alegrar o nosso dia. Termos como ‘Ghosting’ ou ‘Benching’ entraram no vocabulário popular, dando nome a práticas covardes.

Nessa sociedade marcada pela dependência da tecnologia, não é de se estranhar que muitos romances tenham começado online. Após várias conversas por WhatsApp, o lógico é sair para tomar um café ou uma cerveja, inaugurando dessa maneira o início de uma história de amor (ou desamor).

Mas o que parece tão fácil em algumas situações, muitas vezes acaba se complicando. Pode ser que após um par de encontros a outra pessoa não continue mais interessada e não saiba como dizer. Às vezes, a vergonha e o egoísmo provocam a prática do “ghosting”: desaparecer sem dar explicações.

Dessa forma, o outro descobre que a pessoa com quem sai já não responde mais suas mensagens nem suas ligações. A pessoa bloqueou ou apagou seu contato das redes sociais sem dar nenhum motivo. O desconsolo, a raiva e a desconfiança inundam a pessoa que não entende o que está acontecendo.

O que é o Benching?

Assim como o ghosting, a prática do Benching é uma forma de fugir de uma relação sem lidar com a outra pessoa. A principal diferença do primeiro é que a pessoa que usa o Benching deseja continuar mantendo contato com seu ex para poder utilizá-lo quando desejar.

O termo surge da expressão em inglês “to bench” (deixar alguém no banco de reservas). Sua função básica: pretende-se manter o interesse de uma pessoa com a qual não queremos nada sério, mas de quem queremos nos aproveitar. Seja porque exista uma figura principal de quem gostamos de verdade ou por não desejar compromisso, o benching é uma técnica cada vez mais usada socialmente.

Viver em uma eterna incerteza pode ser prazeroso no começo. Não saber o que vai acontecer ou se a outra pessoa está realmente interessada pode ser excitante, mas confere à relação um interesse meramente platônico. Embora em muitos casos também gere mal-estar e sofrimento na pessoa que está esperando. O hedonismo unilateral não costuma acabar muito bem.

“Se amar você significa deixar de lado o meu amor próprio, meu vínculo com você é tóxico: não me interessa.”
-Walter Riso-

Como você pode saber se está sofrendo Benching?

A pessoa demora dias para responder

É verdade que quando gostamos de alguém, às vezes demoramos algum tempo para responder. Não queremos quebrar a magia ou fazer o outro pensar que somos muito acessíveis. Assim, é normal demorar um pouco para responder uma mensagem enviada por alguém especial.

O que não é tão comum é demorar dias ou semanas. Se a pessoa com que você está saindo se comporta dessa forma, mantenha-se alerta. Se gostasse de você de verdade, a pessoa não deixaria passar tanto tempo – a não ser que realmente tenha acontecido alguma coisa – pois teria medo de perder o seu interesse.

Faz elogios continuamente, mas depois ignora

É comum que a pessoa não pare de elogiar você física e emocionalmente. Ela diz que você é especial, único, atraente e diferente. Deixa sua autoestima lá no alto, mas o faz para aumentar a própria. Ela quer que você precise dela e que sinta que não consegue viver sem ela.

Ao mesmo tempo, te ignora sempre que quer. Cria uma sensação de confusão e ambiguidade para perder você. Nesse ponto costuma surgir um certo grau de dependência com o outro.

Responde de forma ambígua a perguntas incômodas

Pode ser que você já tenha tentado perguntar várias vezes que tipo de rumo a relação de vocês vai seguir, mas a pessoa é incapaz de manter uma conversa sobre isso e foge de qualquer tema relacionado. Ela insiste em elogiar você, mas não em ser sincera em relação ao que sente.

A única intenção dela é mantê-lo na espera, caso não surja nenhum plano melhor. A pessoa não se importa em saber sobre como você se sente ou o dano que possa provocar, a principal preocupação dela é o próprio bem-estar. Ela tem tanto medo de ficar sozinha e de não ter ninguém para inflar seu ego que não é capaz de enxergar mais além.

Quem pratica o benching pretende garantir alguém no banco de reservas por medo de ficar sozinho.

Amar a nós mesmos nos protege do benching

Em qualquer relação de casal, é necessário estabelecer parâmetros entre o que queremos e o que estamos dispostos a fazer. Se sua relação desde o começo tiver sido clara e honesta, pode ser que você esteja se equivocando de termo.

Existem casais que desde o começo decidem que podem ter relacionamentos com outras pessoas. Em longo prazo, algumas pessoas descobrem que esse tipo de acordo não é benéfico para si, pois provoca mais sofrimento do que vantagens. Se for esse o caso, você não está sofrendo benching, mas sim uma falta de comunicação com o outro. Aceitar um tipo de relação com a qual você não está à vontade não é um problema dos outros, é um problema seu.

Se, pelo contrário, você sente que está sendo enganado ou privado de algumas informações, não hesite em confrontar. Você deve se amar o suficiente para saber que é melhor ficar sozinho do que mal acompanhado.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago