Conhecimento

Beber café pode proteger fígado de danos causados pelo álcool, diz estudo

Segundo a pesquisa, beber dois copos adicionais de café diariamente foi associado a um risco 44 % menor de desenvolver cirrose hepática

Algumas xícara a mais de café todas as manhãs podem fazer muito mais do que apenas te deixar com mais energia para enfrentar o dia. E isso serve principalmente para aqueles que bebem sem moderação.

Explico: segundo estudo feito pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, beber dois copos adicionais de café diariamente foi associado a um risco 44% menor de desenvolver cirrose hepática.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores olharam para resultados de testes de mais de 430 mil participantes do estudo, e descobriram que o consumo do café pode ter impacto na saúde no fígado. E não para por aí. Em comparação com quem não é adepto da bebida, os pesquisadores estimaram que uma xícara por dia estava relacionado a um risco 22% menor de contrair a cirrose.

Segundo o estudo, quanto mais melhor. Os resultados mostraram que tomar três copos extras significou um risco 57% menor de desenvolver doenças no fígado, enquanto quatro copos resultaram em um risco 65% menor.

Leia também:

A pesquisa revela que a cirrose mata mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo e, geralmente, é causada por ingestão de álcool, hepatite B, hepatite C, além de doenças hepáticas gordurosas ligadas à obesidade e diabetes.

E se você pensa que tem um álibi para chapar o globo na “happy hour” de hoje, acalme-se. Em entrevista à Reuters, o Dr. Oliver Kennedy, autor do estudo, deu duas notícias: uma boa e outra meio ruim. “É significativo saber que o risco de desenvolver cirrose pode ser reduzido pelo consumo de café, uma bebida barata e bem tolerada”, explicou o cientista da Universidade de Southampton. Ele também fez uma importante ponderação.

“Infelizmente, embora o café contenha compostos químicos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, seu consumo diário não pode desfazer danos sistemáticos da obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool,e dieta pouco saudável” alerta Kennedy.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

21 minutos ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

32 minutos ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 hora ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

1 dia ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

1 dia ago