Autores

Basta aos assediadores sexuais e não importa se eles são ricos, pobres, celebridades, empresários…

Atualmente a grande mídia está divulgando denúncias de assédio sexual contra as mulheres. Porém, ainda o tema é tratado como um tabu, porque significa algo “proibido de se falar” e no que se refere à invisibilidade é tratado como um fato que deve ser “escondido socialmente”.

Os números revelam a dimensão assustadora desse tipo de violência contra as mulheres, como por exemplo: os dados da pesquisa de 2016 realizada pela ActionAid, uma organização internacional, apontou que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público em suas cidades e uma outra pesquisa de 2017, feita pela Kering Foundation, também constatou que no Brasil:

 40% das mulheres acima de 16 anos já sofreram algum tipo de assédio;
 5,2 milhões de mulheres já sofreram assédio em transporte público;
 20,4 milhões de mulheres já receberam comentários desrespeitosos nas ruas;
 2,2 milhões de mulheres já foi beijada ou agarrada sem consentimento.

Portanto, o assédio sexual atinge mulheres de todas as idades, classes sociais e raças. Ele é um método perverso de fala invasiva, gesto asqueroso e aproximação virulenta, que afronta as mulheres nas ruas, nos transportes públicos, nas escolas, nas universidades e o assédio sexual no trabalho, que é o mais apavorante, pois viola a dignidade das trabalhadoras do setor privado e público.

O assédio sexual é um crime praticado, vergonhosamente, por determinados homens, que criam uma atmosfera ofensiva para obter favorecimento sexual dos corpos das mulheres – que são para eles objetos, que existem para serem assediados, tocados e abusados.

Além disso, o assédio assexual é um instrumento de poder de homens desequilibrados sexualmente, que não conseguem controlar os seus impulsos libidinosos, provocando um ciclo de constrangimento: nas mulheres por serem assediadas, nas suas famílias por serem ofendidas e na sociedade que se sente insegura diante da frequência desse crime.
Do mesmo modo, o assédio sexual produz consequências graves no corpo e na mente das mulheres, gerando múltiplos sofrimentos: depressão, crises de choro, déficit na memória, desânimo, solidão, perda da autoestima, náuseas, relutância de dormir, sudoreses, calafrios, dificuldades de respiração, pânico, etc, podendo contribuir, até mesmo, com o ato extremo do suicídio.

No entanto, têm muitas mulheres que buscam forças para denunciar, desafiando o medo de serem julgadas pela herança da cultura machista, que se impregnou nas relações sociais. Elas estão dizendo um basta aos assediadores e não importa se eles são ricos, pobres, celebridades, empresários, trabalhadores, negros, brancos e anônimos.

E muitos deles estão sendo desmascarados, expostos e punidos pela Justiça, pois hoje as vítimas de assédio sexual dispõem de direitos garantidos e a proteção está bem perto: no Ministério Público, na Delegacia de Polícia, no Poder Judiciário, no movimento de mulheres, na família e conta com apoio da mídia.

Enfim, as mulheres precisam entender, mesmo que isso seja doloroso e difícil de aceitar, que o crime de assédio sexual jamais é culpa delas e nunca foi uma roupa ou uma atitude que as fizeram sofrer tais ofensivas. A culpabilidade é dos assediadores que são homens mental e moralmente decadentes, herdeiros da uma cultura machista e misógina, que não pode ser mais tolerada pela sociedade.

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

13 minutos ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

1 hora ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago