Autores

Basta aos assediadores sexuais e não importa se eles são ricos, pobres, celebridades, empresários…

Atualmente a grande mídia está divulgando denúncias de assédio sexual contra as mulheres. Porém, ainda o tema é tratado como um tabu, porque significa algo “proibido de se falar” e no que se refere à invisibilidade é tratado como um fato que deve ser “escondido socialmente”.

Os números revelam a dimensão assustadora desse tipo de violência contra as mulheres, como por exemplo: os dados da pesquisa de 2016 realizada pela ActionAid, uma organização internacional, apontou que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público em suas cidades e uma outra pesquisa de 2017, feita pela Kering Foundation, também constatou que no Brasil:

 40% das mulheres acima de 16 anos já sofreram algum tipo de assédio;
 5,2 milhões de mulheres já sofreram assédio em transporte público;
 20,4 milhões de mulheres já receberam comentários desrespeitosos nas ruas;
 2,2 milhões de mulheres já foi beijada ou agarrada sem consentimento.

Portanto, o assédio sexual atinge mulheres de todas as idades, classes sociais e raças. Ele é um método perverso de fala invasiva, gesto asqueroso e aproximação virulenta, que afronta as mulheres nas ruas, nos transportes públicos, nas escolas, nas universidades e o assédio sexual no trabalho, que é o mais apavorante, pois viola a dignidade das trabalhadoras do setor privado e público.

O assédio sexual é um crime praticado, vergonhosamente, por determinados homens, que criam uma atmosfera ofensiva para obter favorecimento sexual dos corpos das mulheres – que são para eles objetos, que existem para serem assediados, tocados e abusados.

Além disso, o assédio assexual é um instrumento de poder de homens desequilibrados sexualmente, que não conseguem controlar os seus impulsos libidinosos, provocando um ciclo de constrangimento: nas mulheres por serem assediadas, nas suas famílias por serem ofendidas e na sociedade que se sente insegura diante da frequência desse crime.
Do mesmo modo, o assédio sexual produz consequências graves no corpo e na mente das mulheres, gerando múltiplos sofrimentos: depressão, crises de choro, déficit na memória, desânimo, solidão, perda da autoestima, náuseas, relutância de dormir, sudoreses, calafrios, dificuldades de respiração, pânico, etc, podendo contribuir, até mesmo, com o ato extremo do suicídio.

No entanto, têm muitas mulheres que buscam forças para denunciar, desafiando o medo de serem julgadas pela herança da cultura machista, que se impregnou nas relações sociais. Elas estão dizendo um basta aos assediadores e não importa se eles são ricos, pobres, celebridades, empresários, trabalhadores, negros, brancos e anônimos.

E muitos deles estão sendo desmascarados, expostos e punidos pela Justiça, pois hoje as vítimas de assédio sexual dispõem de direitos garantidos e a proteção está bem perto: no Ministério Público, na Delegacia de Polícia, no Poder Judiciário, no movimento de mulheres, na família e conta com apoio da mídia.

Enfim, as mulheres precisam entender, mesmo que isso seja doloroso e difícil de aceitar, que o crime de assédio sexual jamais é culpa delas e nunca foi uma roupa ou uma atitude que as fizeram sofrer tais ofensivas. A culpabilidade é dos assediadores que são homens mental e moralmente decadentes, herdeiros da uma cultura machista e misógina, que não pode ser mais tolerada pela sociedade.

Jackson César Buonocore

Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Chega de humilhação: 5 signos encerram agora o ciclo mais doloroso dos últimos 10 anos

Há períodos da vida que parecem testes intermináveis. Anos em que você precisou engolir o…

4 dias ago

Acordar às 3h da manhã tem um significado oculto que pouca gente conhece

Você costuma acordar sempre entre às 3h e 4h da manhã? Muitos se questionam se…

4 dias ago

Estes seriam os piores lugares do mundo para estar se uma Terceira Guerra Mundial começasse hoje

O debate sobre uma possível Terceira Guerra Mundial voltou a ganhar força nos últimos anos,…

4 dias ago

A minissérie escondida da Netflix com apenas 6 episódios que vai te deixar sem fôlego

Entre tantos lançamentos barulhentos, algumas produções passam despercebidas no catálogo da Netflix, mesmo entregando uma…

4 dias ago

O que a forma como você come ovos revela sobre sua personalidade, segundo a psicologia

Você prefere ovo cozido, mexido, frito ou em forma de omelete? Para a psicologia comportamental,…

4 dias ago

Como escolher o parceiro certo: Além da química

Há curiosidades que não precisam de desculpa. Quando falamos de intimidade, o mais interessante é…

5 dias ago