Assistir a filmes com o parceiro faz bem para o relacionamento

Resiliência Humana

Receita rápida para um relacionamento duradouro: veja pelo menos quatro filmes por mês com o(a) namorado(a).

De acordo com esta pesquisa, o hábito pode derrubar o risco de término em quase 50%.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores separaram, por meio de sorteio, 174 casais em três grupos de terapia: “análise do relacionamento por meio de filmes”, “resolução de conflitos” e “compaixão e aceitação”. Um outro grupo, de controle, não participou de nenhum tipo de atividade.

Os dois últimos grupos tiveram 20 horas de aulas semanais durante um mês sobre temas como trabalho em grupo, escutar o parceiro e linguagem de aceitação.

Já o primeiro grupo — “análise do relacionamento por meio de filmes” — viu uma única aula sobre como os filmes podem ajudar no relacionamento, e assistiu ao filme Um caminho para dois. Em seguida, eles responderam a um questionário que comparava a história do filme a seus próprios relacionamentos.

Depois, nada de aulas. Eles só tiveram de escolher, entre um catálogo de cerca de 50 opções, um filme para assistir por semana, ao longo de um mês. Após o filme, o casal deveria discutir sobre paralelos entre a ficção e a realidade dos relacionamentos por até 45 minutos.

Três anos depois do estudo, os pesquisadores realizaram um novo acompanhamento com todos os participantes. A conclusão: todas as técnicas de terapia foram eficazes e cortaram pela metade a taxa de divórcios.

Entre os casais dos três grupos que realizaram atividades, a taxa de divórcios foi de 11%. Já no grupo de controle, foi de 24%.

Ou seja: ver filmes pode ser uma forma divertida e barata de ser uma pessoa melhor para quem você ama.

E salve o Netflix.

FONTEBy Ione Aguiar
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia