Comportamento e Psicologia

As 7 diferenças entre um psiquiatra e um psicólogo clínico

No campo da saúde mental existem duas profissões que frequentemente geram confusão e são mencionadas como sinônimas, quando não o são. Muitas pessoas não sabem quais são as diferenças entre um psiquiatra e um psicólogo clínico. Embora em certas ocasiões exista uma cooperação mútua entre ambos os profissionais para tratar determinados casos, nem sempre ela é necessária.

Depois de terminar o curso de psicologia, os profissionais podem trabalhar em diversas áreas: neuropsicologia, recursos humanos, das organizações, criminalista… Nesse caso especificamente vamos nos referir à psicologia clínica, encarregada da avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das alterações da saúde mental e do comportamento adaptativo.

Devido à imensa complexidade da mente humana e da quantidade de fatores que implicam o bem-estar psicológico das pessoas é necessário abordar cada paciente de maneira adequada. Para isso, devemos ser capazes de discernir que especialidade é a encarregada de cada âmbito. Vejamos quais são as principais diferenças entre um psiquiatra e um psicólogo clínico.

Principais diferenças entre um psiquiatra e um psicólogo clínico
Etimologia semicompartilhada
Se analisarmos com atenção a origem etimológica das palavras que identificam ambas as profissões, encontramos pistas sobre qual é o trabalho de cada profissional.

Por um lado, o prefixo “psi” deriva da palavra latina “mente”. E “logia” significa “teoria” ou “ciência”. Podemos definir psicologia, então, como a “ciência da mente”. Por outro lado, “iatria” tem origem grega e faz referência ao conceito de cura ou de medicina. Unindo ambos afixos, psiquiatria significaria “medicina da mente”.

Psiquiatra e psicólogo têm formações diferentes

O psiquiatra estuda Medicina e, posteriormente, se especializa na área de Psiquiatria. O psicólogo cursa propriamente o curso de Psicologia e, em seguida, faz uma especialização em clínica.

Como se pode deduzir, as habilidades e os conhecimento que esses profissionais adquirem são diferentes. O primeiro tem que dominar o funcionamento neurológico e as bases anatômicas do corpo humano. Para o psicólogo clínico, é básico conhecer as Ciências Sociais, algo que lhe permitirá analisar a forma de interagir das pessoas e como atuam as dinâmicas culturais.

Em ambas as carreiras existem subespecialidades estabelecidas com base na etapa de desenvolvimento pessoal e no âmbito de intervenção ao qual se dedicam. Assim, pode-se estudar transtornos próprios da fase infantil, da adolescência, da idade adulta ou da terceira idade. Ou pode-se aderir a determinado campo de atuação, também muito diverso: familiar, social, empresarial, comunitário, sexual…

Objetivos entrelaçados
O psicólogo avalia e trata problemas de índole psicológica. Ou seja, os problemas relacionados aos processos mentais, às sensações, às percepções e ao comportamento das pessoas. Analisa sua origem e suas causas, sempre com relação ao ambiente físico e social que rodeia a pessoa. Em suma, o psicólogo clínico foca na prevenção, diagnóstico, reabilitação e tratamento das alterações de personalidade que podem acontecer ao longo de todo o nosso ciclo vital.

O âmbito de especialização do psiquiatra é a avaliação fisiológica e química dos problemas psicológicos. Ou seja, ele realiza seu trabalho a partir de uma perspectiva médica e farmacológica. Pode, por exemplo, buscar restabelecer o equilíbrio de um determinado hormônio no cérebro.

Tratamentos de acordo com os objetivos
O psicólogo, independentemente de sua especialização, tem como objetivo melhorar o bem-estar emocional e psicológico do paciente. Para isso, através da aplicação de determinadas técnicas e do uso de habilidades, procura tratar o mal-estar da pessoa. Da mesma forma, oferece ao paciente ferramentas para que seja capaz de manter as mudanças alcançadas durante a intervenção ao longo do tempo.

O psiquiatra, por ter formação médica e saber interpretar quimicamente o cérebro, tem a capacidade e está habilitado para receitar remédios. Os ansiolíticos e os antidepressivos são os mais comuns. Além disso, o psiquiatra também pode prestar atenção médica e autorizar internações hospitalares.

Pautas de encaminhamento;

No Brasil, quando vamos à um médico generalista ou de atenção básica e expomos nosso problema, podemos ser encaminhados a um psicólogo.

Na consulta com o psicólogo o paciente pode ser encaminhado para um médico psiquiatra se for identificada a necessidade do mesmo para o tratamento. Dessa forma, ambos os profissionais realizarão uma intervenção conjunta. Por um lado, o psicólogo trabalhará o comportamento e o bem-estar mental da pessoa. E por outro, o psiquiatra será o encarregado de prescrever e supervisionar a medicação correspondente.

Dependendo da magnitude e do tipo de conflito frente ao qual se encontre, o paciente pode ir ao psicólogo sem necessariamente ter que ir a uma consulta com um psiquiatra.

Psiquiatra e psicólogo podem realizar, em algumas ocasiões, uma intervenção conjunta.

Considerações da problemática
O psicólogo clínico entende o problema do paciente em termos de adaptação e desajuste. Foca em estabelecer as causas do transtorno, assim como em estudar os fatores de predisposição e de contribuição que transformaram a conduta do paciente em uma conduta patológica. Para isso, busca explicações nos traços de personalidade, sua infância, seu desenvolvimento evolutivo, sua condição fisiológica ou seu entorno.

O psiquiatra entende os problemas emocionais de maneira diferente, em termos de normalidade e anormalidade. O transtorno é, portanto, uma anomalia ou um mau funcionamento do corpo, como pode ser, por exemplo, um desequilíbrio químico cerebral.

Profundidade e duração das sessões
Psiquiatra e psicólogo dedicam tempos diferente a seus pacientes quando se consultam. Isso está relacionado à profundidade e à maneira de abordar a problemática.

Em geral, os psicólogos costumam estabelecer um período que oscila entre 45-60 minutos. Assim, têm tempo para aprofundar o conflito psicológico e dar apoio mental e psicológico. Eles também podem fazer as avaliações psicométricas necessárias para dar suporte à avaliação.

Os psiquiatras não costumam estender-se por mais de 20 minutos. Não tendem a realizar uma avaliação psicológica tão exaustiva, mas dedicam-se a saber como o paciente tem evoluído desde que lhe foi prescrita a medicação. A tarefa dele é ajustá-la com base nos progressos da pessoa, bem como manter revisões periódicas.

A formação especializada na saúde mental proporciona a ambos os profissionais um conhecimento integral do funcionamento cerebral. Isso faz com que, para tratar diversos transtornos, seja necessário em muitos casos o trabalho conjunto de psiquiatras e psicólogos.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

9 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

10 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

10 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago