Conhecimento

Ártico tem ano recorde de calor e derretimento maciço de gelo

O Ártico quebrou recordes de calor no ano passado, quando um ar excepcionalmente quente provocou o derretimento maciço de gelo e de neve e um congelamento tardio no outono – disseram cientistas do governo americano nesta terça-feira (13).

A avaliação foi publicada no Arctic Report Card 2016, um relatório revisado por pares de 61 cientistas de todo o mundo, emitido pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

O relatório abrange o período de outubro de 2015 a setembro de 2016, quando “a temperatura média anual do ar no Ártico sobre a superfície terrestre foi a mais alta do registro observacional”.

“Raramente vimos o Ártico mostrar um sinal mais claro, mais forte, ou mais pronunciado, de aquecimento persistente e seus efeitos em cascata sobre o meio ambiente do que neste ano”, afirmou o diretor do Programa de Pesquisa do Ártico da NOAA, Jeremy Mathis.

saiba mais

A região ártica continua se aquecendo mais de duas vezes mais rápido do que o restante do planeta, que também deverá registrar seu ano mais quente nos tempos modernos.

Os cientistas do clima dizem que as razões para o aumento do calor incluem a queima de combustíveis fósseis que emitem gases causadores do efeito estufa, que prendem o calor na atmosfera, bem como a tendência de aquecimento do oceano El Niño, que terminou no meio do ano.

A temperatura anual do ar sobre a superfície terrestre do Ártico foi 3,5°C maior do que em 1900.

A temperatura da superfície do mar no mês de agosto de 2016, no auge do verão, foi 5°C acima da média de 1982-2010 nos mares de Barents e Chukchi e nas costas leste e oeste da Groenlândia.

“É evidente que o atraso recorde no congelamento da cobertura de gelo marinha no outono de 2016 está associado com temperaturas quentes sem precedentes do ar e da superfície do oceano”, explica o relatório.

Essa tendência de aquecimento também levou a uma cobertura de gelo jovem e fina que derrete facilmente.

“A extensão mínima do gelo marinho do Ártico desde meados de outubro de 2016 até o final de novembro de 2016 foi a menor desde o início dos registros por satélite, em 1979”, disse.

Essa extensão também foi 28% menor do que a média de 1981-2010 para outubro.

Uma parte maior do gelo que congela no inverno é fino, e resultado de apenas um ano de congelamento, em vez do gelo mais espesso e mais resistente que se acumula ao longo de vários anos.

Na Groenlândia, a camada de gelo continuou a encolher e a perder massa, como vem acontecendo todos os anos desde 2002, quando começaram as medições por satélite.

O derretimento também começou cedo na Groenlândia no ano passado, o segundo mais precoce em 37 anos de observações, e próximo ao recorde estabelecido em 2012.

Amigo Verde

Talvez o Hoje, seja o Amanhã que você tanto Procura.

Recent Posts

Esse filme de suspense virou TOP 1 na Netflix em apenas 24 horas

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um novo filme que irá te deixar roendo…

10 horas ago

Imagens antigas de Papa Leão XIV tomando cerveja no Brasil viralizam nas redes sociais

A eleição de Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica, agora conhecido…

10 horas ago

Se você amou “Dark”, vai se viciar nessa série misteriosa do Prime Video

A série Dark, da Netflix, revolucionou a forma como o público consome ficção científica ao…

10 horas ago

Influencer revela que sua mãe teria namorado o novo Papa e choca a internet: “Ele era o ex dela!”

Recentemente, nas redes sociais, uma influenciadora chocou a todos após revelar que sua mãe teve…

14 horas ago

Papa Leão XIV envia primeira mensagem ao Brasil e demonstra carinho pela comunidade agostiniana

Neste fim de semana, o Papa Leão XIV enviou sua primeira mensagem oficial ao povo…

14 horas ago

VÍDEO: Miguel Oliveira cobra por milagre durante culto e levanta polêmica nas redes sociais

Recentemente, viralizou nas redes sociais, um vídeo polêmico envolvendo o jovem pregador Miguel Oliveira, de…

14 horas ago