Autores

A ARTE DE NÃO FALAR NADA, SÓ OBSERVAR

Saber a hora de dizer algo e o momento de não falar nada é uma arte, pois é assim que resguardaremos nossas forças para o enfrentamento do que realmente importa.

Não é por nada, mas vem crescendo deveras a quantidade de opiniões descompassadas, agressivas e preconceituosas sobre os mais variados fatos que ocorrem. Tanto nas redes sociais, quanto na mídia em geral e nas rodas de conversa, ouvem-se verdadeiros absurdos, mensagens de ódio e destempero, carregados de retrocesso e violência, muitas vezes de forma não velada.

Ao mesmo tempo, aumentou o número de pessoas que se prontifica a cuidar da vida dos outros, palpitando sobre o que não lhes diz respeito, intrometendo-se em assuntos estritamente pessoais, incomodados com o que nem deveriam pensar sobre. Quantos fiscais da vida alheia abundam entre os recantos do país, quanta gente rota falando das rasgadas, quanta hipocrisia neste mundão.

Por isso é que se torna cada vez mais necessário nos calarmos diante daquilo que não tem a ver com nossas vidas, diante de quem fala barbaridades, de quem ataca o outro com ódio, sem razão nem por quê. Sim, o melhor a se fazer é apenas observar, calar-se e prestar atenção, como mero espectador, enquanto o outro se afunda na própria cova de maldades. O silêncio não ferra, não violenta, não nos deixará em maus lençóis.

Embora tenhamos que nos impor, em determinadas circunstâncias, dizendo o que sentimos, sem ressalvas, a fim de que nossos limites nos salvem, praticar o silêncio nos poupará de contendas inúteis, de discussões desgastantes, de assuntos desnecessários e de pessoas irritantes. Saber a hora de dizer algo e o momento de não falar nada é uma arte, pois é assim que resguardaremos nossas forças para o enfrentamento do que realmente importa.

A vida nos coloca de frente com os mais variados tipos de pessoas, inclusive com quem colocará à prova nossa paciência, nosso equilíbrio interior. Caberá a nós o discernimento necessário, para que não nos afundemos na lama alheia, mantendo nossa integridade intacta. Para tanto, calar e observar em muito nos ajudará a prosseguir em paz com nós mesmos, em busca de lugares saudáveis e de gente que soma, sem que desistamos de nossa felicidade por conta da verborragia inútil de quem se intromete onde não é chamado.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Esses 5 signos vão brilhar em Maio: Prosperidade, sorte e grandes conquistas

Maio chega com promessas de abundância, crescimento e oportunidades para alguns signos do zodíaco. A…

17 minutos ago

Marrone sofre queda durante show, perde a memória e preocupa fãs: “Não lembro de nada”

Neste último final de semana, o cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno & Marrone, deixou…

21 minutos ago

Preta Gil faz desabafo emocionante sobre sua saúde: “É uma dor na alma”

Recentemente, em uma entrevista, a cantora Preta Gil emocionou os seus fãs com um depoimento…

25 minutos ago

Esse filme de suspense virou TOP 1 na Netflix em apenas 24 horas

Recentemente, a Netflix adicionou em seu catálogo um novo filme que irá te deixar roendo…

20 horas ago

Imagens antigas de Papa Leão XIV tomando cerveja no Brasil viralizam nas redes sociais

A eleição de Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica, agora conhecido…

20 horas ago

Se você amou “Dark”, vai se viciar nessa série misteriosa do Prime Video

A série Dark, da Netflix, revolucionou a forma como o público consome ficção científica ao…

20 horas ago