Aqui estão 10 hábitos de pessoas extremamente resilientes

Resiliência Humana

Você já se perguntou como algumas pessoas são capazes de lidar com circunstâncias difíceis?

Parece que elas sofreram na vida, mas de alguma forma elas aparentar estar bem e ainda mais centradas do que você.

Não seria ótimo se todos pudéssemos lidar com situações difíceis desta forma?

Bem, nós podemos. É tudo sobre atitude e mentalidade – algo que todos temos controle.

Abaixo, eu passei por mais de 10 hábitos de pessoas altamente resilientes e que todos nós podemos aprender a adotar.

1) Elas não se criticam

Pessoas resilientes não perdem tempo se culpando. Elas percebem que não há valor nisso. É melhor aprender com seus erros e se concentrar no que você pode controlar. Elas sabem que seu interesse é mais bem atendido seguindo em frente.

2) Elas pedem ajuda

Os humanos são criaturas sociais e, se quisermos evoluir na vida, precisamos ter um sistema de apoio. É por isso que as pessoas resilientes não têm medo de procurar ajuda quando precisam.

O medo e a solidão tornam a vida mais difícil. Pessoas resilientes percebem isso e se esforçam para ajudar os outros para que possam obter ajuda quando precisarem.

3) Elas são capazes de conviver com desconforto

Pessoas resilientes percebem que nem tudo na vida será confortável o tempo todo. Elas são capazes de tolerar o desconforto porque percebem que o universo está mudando constantemente.

Se elas estão experimentando uma emoção negativa, sabem que isso mudará em breve. Se estão experimentando algo positivo, aproveitam o momento, pois sabem que não vai durar para sempre.

4) Elas aceitam emoções negativas

Pessoas resilientes sabem que, quando ignoramos e negamos emoções negativas, elas só ficam mais fortes.

Elas percebem que abraçar nossas emoções mais sombrias nos permite aceitá-las, em vez de fugir delas. E através da aceitação, estas emoções se tornam mais fracas.

A mestre budista Pema Chödrön, resume isso melhor. Ela diz que as emoções negativas também são excelentes professores sobre o que estamos vivenciando na vida:

“… Sentimentos como desapontamento, vergonha, irritação, ressentimento, raiva, ciúme e medo, em vez de serem ruins, são na verdade momentos muito claros que nos ensinam onde estamos nos segurando. Eles nos ensinam a se animar e seguir quando queremos entrar em colapso e recuar. Eles são como mensageiros que nos mostram, com uma clareza terrível, exatamente onde estamos presos. Este momento é o professor perfeito e, para nossa sorte, está conosco onde quer que estejamos.

5) Elas não se preocupam com a perfeição

Pessoas resilientes sabem que buscar sempre a perfeição é uma maneira segura de não fazer nada. É também uma maneira definitiva de experimentar o fracasso.

Não importa o quanto você tente, nunca alcançará a perfeição. Quando está aprendendo, não chegará lá imediatamente e, quando for um profissional, perceberá o quanto mais há para aprender.

Uma estratégia melhor é sempre tentar o seu melhor e não se preocupar com a perfeição.

6) Elas sabem que pensar demais é uma enorme causa de infelicidade

Pensar demais em uma situação não faz nada além de piorá-la. É cansativo ficar acordado e pensar em cada detalhe de uma situação difícil.

Pessoas resilientes se dão um tempo para que possam se concentrar no que importa. Elas se distraem e deixam sua mente relaxar. Elas apertar o botão de reset em sua mente.

7) Elas vivem no momento

Uma pessoa resiliente percebe que o passado não existe, o futuro não chegou, e a única coisa que realmente importa é o momento presente.

Cada momento tem algo pelo que ser grato, e você será muito mais feliz se se esforçar para encontrá-lo.

Elas também acreditam que o momento presente é onde o futuro é criado. Se você trabalhar duro e se ater às suas prioridades e objetivos, seu futuro ser será incrivelmente grato.

8) Elas evitam pessoas tóxicas

Fofocar sobre os outros porque é bom? Por favor!

Pessoas resilientes odeiam esse tipo de energia negativa. Elas sabem que pessoas tóxicas são vampiras que sugam a alma, e não há por que não falarem mal de você pelas costas.

Elas preferem falar sobre tópicos significativos, como, qual é o seu propósito na vida e o que podemos realmente fazer agora para melhorar nosso futuro.

9) Elas não têm medo de ficar sozinhas

Os melhores relacionamentos são aqueles que permitem que você cresça e seja livre. Uma pessoa resiliente sabe que os apegos não saudáveis são frustrados pelo perigo.

Você não precisa depender de alguém para te fazer feliz. Você precisa estar feliz consigo mesmo primeiro.

É por isso que as pessoas resilientes não têm medo de ficar sozinhas. Elas serão felizes de qualquer maneira.

Mas se você puder aumentar sua felicidade, então vá em frente. Mas se está trazendo energia tóxica, então você precisa sair do caminho de uma pessoa resiliente.

10) Elas sabem que nunca vencerão uma batalha contra si mesmas

Sua mente e seus pensamentos estarão sempre com você. Eles estão sempre presentes, não importa o que faça ou diga. Quando você se esforça além de seus limites, está colocando pressão em sua mente para trabalhar em além da conta.

Mas eventualmente você vai ficar sem energia… e depois?

Vai se deparar com o fato de que, de vez em quando, não há problema em descansar. Não pense sobre as coisas que você deveria fazer ou tudo o que precisa ser feito. Coloque-se em primeiro lugar e deixe-se viver no presente.

Fonte: Conti Outra

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS