Aquele que é vencido pelo medo, se torna infeliz.

A infelicidade e o desequilibrio emocional estão intrinsecamente ligados, quando você não sabe lidar com o medo e permite que ele controle a sua vida, automaticamente, você se sente infeliz.

Isso acontecer porque você começa a acreditar que é impotênte diante de uma emoção que é mais forte do que você. Acontece que o medo não é mais forte, o que o torna agressivo é a mente que traz memórias de dor e não consegue processar as mensagens e as lições que o medo deseja passar.

Para impedir que o medo invalide a sua vida e te impeça de ser feliz, você precisa decidir estar no controle, pois é você quem deve controlar a mente e as emoções, não o contrário.

Quando você sai da posição de comando e apenas se deixa levar pelas sugestões da mente e do ego, as emoções se desequilibram porque ficam a mercê de outros fatores como: as situações, os acontecimentos, os lugares e as pessoas.

Deste modo, você sente que não tem controle sobre nada e essa sensação te intimida porque você começa a acreditar que é impossível superar o medo.

É nesse cenário que surgem as crises, tanto de ansiedade quanto de pânico. Você deixa a mente e o ego controlarem a sua vida e, eles trazem inúmeras histórias negativas, pensamentos conflitantes, milhares de frustrações, traumas e sentimentos confusos.

Para retomar o equilíbrio é preciso olhar para o medo como ele realmente é: um conselheiro. Mas essa postura exige um profundo comprometimento e autorresponsabilidade. É quando você para de culpar a vida, os outros, as situações e acontecimentos, as emoções, o ego e a mente, e ocupa o seu lugar de protagonista da sua história.

Nesse momento, sempre que uma emoção te visita, sempre que o medo chega com força, você consegue respirar fundo, sentar com ele e ter uma conversa honesta. Você escuta o que ele tem a te dizer e, mostra para ele que é você quem está no controle, assim, você consegue retomar a segurança e acessar a coragem que você precisa.

Mas você só consegue fazer isso quando você se concentra no aqui e agora. Quando você para, respira, se responsabiliza e começa a dizer para o medo tudo o que ele precisa ouvir.

O medo só deseja que você se torne responsável pela sua vida.

Quando ele percebe que você está no controle, que você sabe o que está fazendo, que já aprendeu as lições do passado, ele se acalma e você consegue fazer o que precisa ser feito e dê os passos necessários para a sua felicidade.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Gioele Fazzeri na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.