Aquele que desvaloriza os outros revela que não tem valor algum.

Se sentir desvalorizada (o) é um dos sofrimentos mais profundos e comuns do nosso tempo. Mas ainda é melhor ser quem recebe a desvalorização dos outros do que ser aquele que desvaloriza.

Porque quando desvalorizamos alguém, estamos, na verdade, desvalorizando a nós mesmos.

Afinal, sempre que você desvaloriza uma pessoa, quem demonstra a sua falta de valor é você!

Desvalorizar um outro ser humano pode levar a consequências graves.: baixa autoestima, depressão, ansiedade e outros problemas emocionais.

Infelizmente, milhares de pessoas estão vivendo uma batalha para desenvolver uma boa autoestima e promover a autoconsciência dos recursos e potenciais próprios, assim como o reconhecimento de quais são as suas deficiências e aspectos frágeis.

No entanto, a maioria das pessoas não são boas em se valorizar e fazem um esforço contínuo para desenvolver a autoestima, porém, muias vezes, tomando caminhos equivocados.

Infelizmente, pessoas desvalorizando umas as outras é comum. Geralmente, na tentativa de solucionar a sua baixa autoestima, elas fracassam e, com isso, decidem que precisam desvalorizar os outros para se sentirem no controle.

Muitas pessoas buscam reconhecimento externo ao ajudar ou agradar os outros. Essas pessoas são as mais suscetíveis a serem ignoradas, porque vivem e crescem dando importância aos desejos dos outros e descuidando de si mesmas sistematicamente.

Elas se sentem como trapos, inúteis, insignificantes, deficientes, burras, trouxas, entre inúmeras outras classificações desqualificadoras. Elas convivem com a sensação de se sentir um lixo e quanto mais se aliam a pessoas mesquinhas mais traumas elas colecionam.

Você só se torna livre quando você passa a valorizar a si mesmo e aos outros. Porque quando enxergamos o nosso valor, a ideia que o outro faz, não nos incomoda. E quando valorizamos alguém, estamos, na verdade, valorizando a nós mesmos.

Afinal, sempre que você valoriza uma pessoa, é você quem revela o seu valor!

O melhor dos mundos seria aquele em que todos já aprenderam a aceitar as suas imperfeições e as dos outros, e a valorizar as qualidades que cada um possui.

Uma pessoa que, constantemente, desvaloriza os outros e enaltece a si mesma, coleciona inúmeros problemas emocionais. Mesmo que ela diga que está curada, as suas atitudes egocêntricas e insensíveis demonstram o contrário.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Carol Magalhães na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.