A melhor conselheira é a tristeza. Quando estamos felizes, estamos eufóricos. Não medimos consequências. Entramos na ilusão de que “tudo ficará bem para sempre”.
A tristeza nos faz mais humildes. Coloca nosso ego lá em baixo. É um momento onde não magoamos ninguém. E o silêncio é rei.
Desconheço melhor momento para tomar decisões. Desconheço melhor momento para analisar situações. Desconheço melhor momento para colocar alguns pontos finais. Desconheço melhor momento para enxergar o que fingimos não ver.
Da mesma forma que a felicidade não dura para sempre, a tristeza não é eterna. Sabe aquele papo das “vacas magras” e das “vacas gordas”? Veja o momento difícil como uma vaca magra. Desiludida, sem esperança, desacreditada.
É nessa hora que você precisa analisar tudo e definir o que fazer para que a vaca se torne gorda. Pra aprender com cada situação complicada, crescer. As decisões que você toma hoje, nesse momento de tristeza, irão nortear o seu caminho para dias melhores.
Costumo chamar nossos momentos complicados de tempestades. E a cada tempestade, notei que fiquei melhor. Mais forte, mais madura, mais atenta aos sinais que as pessoas dão. E foi na tristeza, em que tomei as melhores decisões.
Ela nos faz pensar com a razão. Enxergar a situação com os olhos limpos de emoções e ilusões. Assim, conseguimos tomar as decisões mais acertadas. A tristeza é mal vista por muitos. Mas é a melhor parceira na escolha de caminhos.
Claro, que se ela se torna inseparável da sua caminhada, você precisará rever isso. Ter a tristeza como principal companheira em momentos complicados para tomar decisões, é uma coisa. Ter a euforia, a decepção, a desilusão para tomar decisões, é outra coisa. São situações bem diferentes.
E tomar decisões com a tristeza como conselheira é melhor que com os demais sentimentos. Por colocar nosso ego lá em baixo, a tristeza nos faz pensar com a razão. Isso nos traz um resultado melhor.
Muitos dos nossos problemas nem existem. É a mente quem os cria. E até nisso, a tristeza ajuda. Ela nos põe no chão, e sem soberba ou orgulho, conseguimos pensar melhor e escolher um caminho.
Momentos por exemplo, de discussões, geram mágoas se as pessoas estão com raiva, alteradas ou dispostas a brigar a todo custo. Quando estamos tristes raramente brigamos. Ficamos imersos em reflexões.
Preferimos estar em paz que com a razão. É um momento único em nossa jornada. Conseguimos analisar melhor, pensar melhor, avaliar melhor cada situação. E o resultado disso, é a melhor decisão tomada entre as demais.
Lembrando que: se a tristeza se tornar sua companheira inseparável, isso precisa ser avaliado por um profissional da psicologia, psiquiatria, clínica médica. O artigo se refere apenas a aproveitar a tristeza para tomar decisões ao invés dos demais sentimentos.
Você pode até se assustar com filmes de fantasmas, assassinos mascarados ou casas amaldiçoadas. Mas…
Se você já atendeu um número estranho só para ouvir um robô oferecendo "uma promoção…
Quer fazer aquele homem especial parar tudo o que está fazendo só para pensar em…
Em seu relacionamento, você vem notando sinais de que seu parceiro mudou, mas você não…
Você já se perguntou por que algumas pessoas se afastam de você sem explicação? Às…
Ícone do rock e pioneiro do heavy metal, Ozzy Osbourne faleceu aos 76 anos, deixando…