Conhecimento

APEGADOS X DESAPEGADOS, AS DUAS EXTREMIDADES DO CORAÇÃO

Ultimamente, tenho tido a impressão de que só conheço dois tipos de pessoas. Parece que o mundo resolveu se dividir em dois times: o dos que não querem se apegar e o dos que querem desesperadamente casar, ter filhos e ‘ser felizes para sempre ao lado da cara metade’. Coincidência ou ironia do destino, parece que esses opostos se atraem, se esbarram e… já dá pra imaginar a confusão, né? Pois é. De um lado um amigo grita ao mundo que ama a liberdade, por isso não quer relacionamento sério com ninguém. Do outro uma amiga chora as mágoas dizendo que precisa encontrar o amor de sua vida, que não aguenta mais ficar sozinha, que não nasceu pra solidão e tem pavor só de imaginar o almoço de domingo com as tias perguntando “cadê os namoradinhos”.

Minha vontade, claro, é aconselhá-los dizendo que, caso cruzem o caminho um do outro, fujam imediata e desesperadamente. É tragédia anunciada. Porém, nem sempre dá tempo. Na grande parte das vezes eles já chegam até mim tendo não apenas se esbarrado, mas se conhecido, ficado, às vezes até namorado e sabe-se lá mais o quê. E esse jogo nunca fica empatado. O fato é que já vêm se lamentando. Um do outro, claro. E cabe a mim me esquivar do fogo cruzado e tentar me fazer ouvir (a parte mais difícil, pois o desapegado não quer papo e a apegada fala, chora e se lamenta por horas a fio). Complicado.

Estar frequentemente nessa zona de conflito me leva a pensar que vivemos no tempo dos excessos. Se temos uma ideia ou opinião sobre algo, nos apegamos a isso como se fosse o último bote salva-vidas. Não há meio termo. Flexibilidade pra quê? É muito mais fácil apegar-se a um pensamento e permanecer nele do que expandir a mente e tentar ver as coisas por um outro ângulo. E dane-se quem discordar. Claro que cada um tem o direito de querer para si aquilo que acha melhor, mas às vezes confundimos esse melhor com “o que melhor convém”. Algumas outras escolhas poderiam ser infinitamente melhores, embora não o pareçam de imediato, mas ninguém quer pagar pra ver. E ninguém quer dar o braço a torcer.

Você quer ficar sozinho? Ótimo. Isso é bom e até muito necessário. Mas dizer que vai ficar sozinho a vida inteira é um tanto precipitado, não acha? Não querer relacionamento sério com ninguém chega a ser um exagero tão grande quanto dizer que precisa encontrar a cara metade e sair correndo atrás do primeiro que aparece. A vida não é feita de extremos, mas de equilíbrio. Saber dosar as coisas é fundamental e isso serve pra tudo, inclusive (e principalmente) nos relacionamentos.

Quem radicaliza não ouve o outro lado, não se coloca no lugar do outro, não aceita pensar diferente. E isso resulta em quê? Numa vida limitada. Não querer relacionamento temporariamente é compreensível, todo mundo precisa de um tempo sozinho, pouco ou muito, o que for. Mas também há fases na vida em que encontrar alguém pode ser um grande acontecimento. E o principal: pode nos trazer crescimento. Aprender a compartilhar, a dividir, a pensar além de si mesmo, a ver a vida por um outro ângulo. A vida a dois não é feita apenas de problemas, como tanta gente diz, mas de parceria, companheirismo e o principal: amor. E isso é muito mais enriquecedor do que se pode imaginar.

Da mesma maneira, quem procura desesperadamente por alguém precisa aprender sobre o meio termo. Não se pode passar a vida buscando qualquer pessoa, porque assim você corre mesmo o risco de achar qualquer um. Antes de se jogar nos braços do primeiro que aparecer, pense em você. Aprenda a viver sozinho e a curtir sua própria companhia. E quando conhecer alguém, que você se entregue por amor e não por desespero. Que não seja o primeiro que aparecer, mas quem fizer por merecer. Seu coração não é peça de liquidação de feira, mas um bem raro e precioso. Porém, se você não se valorizar, ninguém mais fará isso. Entendeu?

O bom da vida é deixar acontecer. Estabelecer regras ou usar termos como nunca, jamais ou sempre é muito arriscado. A gente pode deixar de viver coisas maravilhosas porque resolveu se fechar em uma decisão muitas vezes baseada em uma única experiência, ou no exemplo de outras pessoas. Mas a vida não vem com receita pronta. A única coisa que eu sei é que o placar precisa sair do zero a zero e as duas extremidades do coração precisam encontrar um ponto de equilíbrio. O casamento que não deu certo pro seus pais pode durar a vida inteira pra você. Da mesma maneira que o relacionamento perfeito dos seus avós pode passar longe da sua história de vida. Não dá para prever. E só há uma maneira de saber: vivendo. Então desfaça os nós do radicalismo e abrace o que vier de bom. Apego demais faz mal. Desapego em excesso gera solidão. A dose certa para o amor? Primeiro você experimenta, depois volta aqui pra me contar, por favor.

 

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago