Conhecimento

Antidepressivos sem terapia não têm efeito, aponta pesquisa

Os estudos mais recentes vêm mostrando que os antidepressivos restauram a capacidade de determinadas áreas do cérebro a fim de contornar rotas neurais cujo funcionamento não está normal, mas essa mudança só trará benefícios se acompanhada de uma mudança do paciente – mudança esta obtida através da psicoterapia.

Essa mudança no “hardware” do cérebro só trará benefícios se houver uma mudança no “software” – o comportamento do paciente – algo que não é suprido pelos antidepressivos, só podendo ser alcançado mediante a psicoterapia ou terapias de reabilitação; O alerta está sendo feito pelo neurocientista Eero Castrén, da Universidade de Helsinque (Finlândia).

Plasticidade cerebral

Milhões de pessoas em todo o mundo tomam antidepressivos seguindo receitas de seus médicos, e as empresas farmacêuticas têm faturado bilhões de dólares vendendo essas drogas.

“Simplesmente tomar antidepressivos não é o bastante. Nós precisamos também mostrar ao cérebro quais são as conexões desejadas,” pontuou o pesquisador.

Pesquisas em modelos animais demonstram que os antidepressivos não são uma cura por si só; Em vez disso, o seu papel é o de restaurar a plasticidade no cérebro adulto.

Os antidepressivos reabrem uma janela da plasticidade cerebral, que permite a formação e a adaptação de conexões cerebrais através de atividades específicas e observações do próprio paciente, de forma semelhante a uma criança cujo cérebro se desenvolve em resposta a estímulos ambientais. Quando a plasticidade cerebral é reaberta, problemas causados por “falsas conexões” no cérebro podem ser tratadas – por exemplo, fobias, ansiedade, depressão etc.

A equipe do Dr. Castrén mostrou que os antidepressivos sozinhos não surtem efeitos para esses problemas. Quando antidepressivos e psicoterapia são combinados, por outro lado, obtém-se resultados de longa duração.

“Simplesmente tomar antidepressivos não é o bastante. Nós precisamos também mostrar ao cérebro quais são as conexões desejadas,” disse o pesquisador. A necessidade de terapia e tratamento medicamentoso também pode explicar porque os antidepressivos às vezes não têm efeito. Se o ambiente e a situação do paciente permanecerem inalterados, a droga não tem capacidade para induzir mudanças no cérebro, e o paciente não se sente melhor.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Vírus mortal sem cura acende alerta global: Veja os sintomas da infecção que fez aeroportos retomarem protocolos da COVID

Um novo surto de um vírus mortal vem chamando a atenção do mundo inteiro. As…

7 horas ago

Sentiu um arrepio ou toque invisível quando estava sozinho? O que isso pode significar

A sensação surge do nada: um arrepio, um toque leve no braço, um formigamento nas…

7 horas ago

6 Mensagens no WhatsApp que todo homem adora receber — e quase nunca admite

Eles nem sempre falam sobre sentimentos, mas certas mensagens têm o poder de mudar completamente…

7 horas ago

Mulher se desespera ao ver nomes escolhidos pelo marido para o filho e história viraliza

Quando alguém está prestes a ter um bebê, uma das tarefas mais difíceis é decidir…

7 horas ago

Você é uma pessoa intuitiva? Apenas 1 em cada 5 pessoas percebe o erro nesta imagem rapidamente

Você já teve a sensação de “saber” algo antes de conseguir explicar o motivo? Aquela…

7 horas ago

A teoria de que a realidade mudou em 2012: Por que tanta gente acredita que algo quebrou no mundo

Em 21 de dezembro de 2012, o mundo deveria acabar, pelo menos segundo interpretações populares…

5 dias ago