Conhecimento

Amigas de infância se reencontram na sala de aula após 40 anos

A volta aos estudos, após 40 anos, proporcionou a união de duas amigas de infância que não se viam há mais de quatro décadas!

Sílvia Aparecida de Oliveira, de 55 anos, ficou espantada ao ver Iraci Hermínio Alves entrando na sala de aula do EJA, Educação de Jovens e Adultos, que funciona na Escola Estadual João Pires de Camargo, em Araraquara, interior de São Paulo.

As duas fizeram escola rural juntas quando eram pequenas e depois que pararam perderam contato.

Pressão dos pais

Elas se conheceram muito novas no assentamento rural Bela Vista, onde moraram na infância. Nas décadas de 1960 e 1970 frequentaram a mesma escola, mas pararam os estudos por pressão da família.

Agora, com os filhos criados, as duas retomaram o sonho de concluir os estudos.

“Eu lembro que a mãe dela era merendeira da escola e fazia uma comida muito gostosa. E a mãe dela morava próximo à escola e, às vezes, nós íamos à casa dela “, contou Iraci ao G1.

“Eu ia na casa dela interessada na mãe dela e isso aí contribuiu para nossa amizade (risos).”

Vidas parecidas

A separação das amigas foi em 1978, quando as meninas tinham 14 anos.

Mesmo longe uma da outra, as duas seguiram trajetórias muito parecidas.

Deixaram a escola depois de completarem o ensino fundamental para se casarem e foram absorvidas pela vida familiar até que, com a saída dos filhos de casa, retomaram o sonho de concluir os estudos.

“Como se diz, primeiro eu era do pai e depois eu fui do marido. O pai sempre achando que não precisava estudar, mas sempre gostei e sou frustrada por não ter seguido. Eu acho que iria pela área da educação ou da saúde que eu gosto muito”, afirma Iraci.

Já Silvia contou que sempre gostou de ler e estudar. E não abandonou o sonho.

“Sempre dizia que um dia ia voltar, queria voltar. E ver a minha amiga voltando também foi muito bom, foi incrível, foi uma coisa muito legal. Muitos anos sem ir à escola e aí você volta e tem uma pessoa assim, que conviveu, que gosta bastante.”

O reencontro fez voltar também a troca de confidências das amigas, que agora fazem os trabalhos escolares juntas.

“Eu acho que é uma amizade sincera, é uma sintonia que ficou, que a gente se gostava mesmo, desde aquele tempo, é uma coisa sincera mesmo, é de alma”, concluiu Iraci.


Amigas com os colegas da classe – Foto: Fabiana Assis/G1

*Via Só Notícia Boa. Com informações do G1

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

Quase ninguém sabe para que servem os pequenos botões do jeans: A função surpreendente que atravessou gerações

Você provavelmente veste jeans quase todos os dias. Mas já parou para observar aqueles pequenos…

6 horas ago

Quando um homem te aperta contra ele durante um abraço, esse detalhe pode revelar o que ele sente

Nem sempre as palavras conseguem revelar tudo o que uma pessoa sente. Muitas vezes, um…

1 dia ago

Médico faz alerta: 7 Alimentos comuns que podem esconder parasitas perigosos — e muitos idosos consomem sem saber

Muitas pessoas acreditam que os maiores riscos à saúde estão apenas em alimentos estragados ou…

1 dia ago

A primeira figura que você vê pode revelar se você é um líder nato ou um seguidor

As ilusões de ótica continuam fascinando pessoas no mundo todo. Além de desafiar a percepção…

2 dias ago

5 Perguntas que pessoas invejosas SEMPRE fazem (e o que elas realmente querem dizer)

A inveja nem sempre se manifesta por meio de críticas abertas ou demonstrações evidentes de…

2 dias ago

O primeiro animal que você enxergar pode revelar o defeito que mais atrapalha sua vida

Testes visuais continuam fazendo sucesso nas redes sociais porque despertam algo que sempre desperta interesse:…

6 dias ago