Amadurecer também é parar de levar tudo para o pessoal! Porque quando você deixa de sofrer com o senso de autoimportância, você abre espaço para aprender com as situações da vida e com as pessoas que estão ao seu redor.

Se perguntar o que uma situação ou pessoa que te incomoda pode te ensinar é sempre uma abordagem madura e construtiva que te ajuda a lidar com os desafios e com os conflitos de uma maneira mais inteligente.

Quando alguém deixa de levar tudo para o lado pessoal e começa a se perguntar o que pode aprender com as situações que a desafia, ela abre espaço para um crescimento pessoal e demonstra um desenvolvimento emocional amadurecido.

Mas essa postura exige que você passe a desenvolver um certo grau de desapego emocional. Isso significa que você escolhe não reagir de maneira impulsiva diante de críticas, dos obstáculos ou contratempos.

Essa escolha te leva a desenvolver também a autoconsciência, pois ao refletir sobre suas próprias reações e comportamentos, você passa a entender melhor as suas emoções, gatilhos e padrões de pensamento.

Se colocar aberta e disposta a aprender com cada situação ou pessoa, mesmo as mais difíceis, te eleva a um novo patamar de compreenssão e da vida. Você passa a identificar em quais áreas você precisa melhorar, se concentra em buscar novas habilidades de comunicação, se compromete a gerenciar os conflitos e consegue se blindar contra o estresse.

Quando você para de levar tudo para o pessoal, você consegue melhorar suas relações com os outros porque antes de reagir de maneira instintiva, você reflete, pondera e leva em consideração as dificuldades que as pessoas podem estar passando. Você olha para o que acontece com um olhar humilde e se pergunta o que você pode aprender com ela.

Esse movimento te ajuda a construir pontes de comunicação e fortalecer os seus relacionamentos.

Você para de se sentir um fracassado e se concentra em como você pode se adaptar as circunstâncias e superar os obstáculos com maior resiliência. Esse novo comportamento, transforma problemas em oportunidades de aprendizado e crescimento.

Você muda o seu foco do negativo e busca extrair algo construtivo, mesmo das situações desfavoráveis. Isso exige disciplina e prática constantes e talvez você precise de ajuda nesse processo. Se esse é o seu caso, digite “TERAPIA” para marcar uma consulta individual ou “MENTORIA” para mais informações, eu posso te ajudar!

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.