Alquimia espiritual: transformando dor em crescimento

Resiliência Humana
alquimia-espiritual-transformando-dor-em-crescimento-

Alquimia espiritual: transformando dor em crescimento…

Os alquimistas antigos procuravam uma substância chamada Pedra Filosofal para transformar chumbo em ouro. Em vez disso, a alquimia espiritual visa transformar dificuldades e fraquezas em recursos positivos.

Suponha que tenhamos acabado prisioneiros de uma fantasia perigosa, na qual devemos trabalhar para construir uma vida sem problemas, contradições ou eventos dolorosos. Um devaneio arriscado, que pode nos levar a lutar por algo que não existe, e não pelo que é possível, essa é a alquimia espiritual.

O nome da alquimia espiritual é apenas metafórico. Lembre-se de que, séculos atrás, os alquimistas eram eruditos que há muito buscavam o método de transformar chumbo em ouro. Mas tudo isso também pode ser visto de uma perspectiva simbólica. Em outras palavras, transformar algo de pouco valor em um objeto precioso.

“Se não está em seu poder mudar uma situação que lhe causa dor, você sempre pode escolher a atitude com que enfrentar esse sofrimento”.-Viktor Frankl-

Os alquimistas antigos acreditavam que poderiam conseguir essa transformação mágica por meio de uma substância chamada pedra filosofal. Obviamente, foi outro devaneio.

No entanto, oferece-nos uma imagem explicativa do que chamamos de alquimia espiritual; É um caminho simbólico, possível de ser realizado como ocorre em nossas mentes.

Alquimia espiritual e chumbo

Começamos dizendo que, às vezes, embora inconscientes, pensamos que algo em nossa vida não está indo na direção certa, pois não é tão perfeito quanto gostaríamos. Nós experimentamos problemas ou enfrentamos contradições internas pensando que está “errado”, que não deveria ser assim.

A partir disso, deduzimos que, dentro de nós, imaginamos a existência de uma vida em que todas essas dificuldades estão ausentes.

No entanto, é uma questão de auto-engano: a própria vida é um problema a ser resolvido, mas também uma oportunidade de crescer.

No nascimento, mas também antes disso, carregamos conosco a carga de problemas não resolvidos de nossos pais e das gerações que os precederam. Além dos problemas da sociedade em que chegamos ao mundo.

Assim, à medida que crescemos, enfrentamos nossas deficiências, nossas necessidades e paradoxos.

Não poderia ser de outra forma. Por mais que nossa vida seja repleta de situações harmoniosas, mais cedo ou mais tarde teremos que enfrentar perdas, dores físicas e emocionais, doenças e morte. Este é o “chumbo”.

Alquimia espiritual

Quando finalmente entendemos que a vida perfeita não existe e que, pela mesma razão, não é razoável tentar encontrá-la, damos um passo importante.

Desistir dessa ideia é um ponto de partida extremamente importante, não apenas para corrigir nossas expectativas, mas para começar a longa jornada de aprendizado sobre alquimia espiritual.

Transforme chumbo em ouro. Ou melhor, transforme problemas, dificuldades e dor em um recurso positivo.

O que torna insuportáveis ​​algumas experiências ou situações nas quais estamos imersos não são essas mesmas realidades. É o que se encontra em nossa mente, ou melhor, na perspectiva que adotamos diante de tudo, na leitura que damos dessas realidades.

Mesmo a experiência mais bonita pode se transformar em um episódio negativo se decidirmos vê-lo dessa maneira.

Isso acontece, por exemplo, quando “amamos” o egoísmo, o medo e o desejo de controle. Ou quando trabalhamos com preguiça e apatia. Ou mesmo quando enfatizamos as falhas dos outros e do mundo inteiro.

A pedra do filosofo

Precisamos da pedra filosofal para transformar chumbo em ouro. Dor, privação ou contradições.

A pedra filosofal existe no mundo da mente, corresponde à nossa maneira de organizar ideias e percepções para interpretar a realidade.

Uma pedra pode ser usada para bater em outra, para construir uma casa, para criar uma escultura ou pode ser chutada. Tudo depende da mente de quem a encontra.

Estaremos sempre expostos à dor, rejeição, falha em obter o que desejamos, desencanto … Nenhum ser humano pode escapar dessas experiências, de uma maneira ou de outra. A diferença está na capacidade de elaborar cada história de forma construtiva. Quem não faz isso tende a repetir situações dolorosas.

A alquimia espiritual é um caminho de transformação interior que cada um de nós pode realizar dentro de si.

Não é fácil, nem nos dá a garantia de uma vida feliz. No entanto, evita-nos adotar a perspectiva de uma vida infeliz, invadida pela dor e pelo desespero, onde acabamos sendo objetos passivos de adversidade.

*tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações La Mente e Meravigliosa

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia