Autores

Algumas pessoas nos levam ao limite e, quando explodimos, nos chamam de loucos

Tem gente que não merece ser ouvida, ser acolhida, ser levada em conta. Tem gente que não merece um minuto de preocupação de nossa parte. E explicitar nosso repúdio ao comportamento dessas pessoas será, muitas vezes, necessário e inevitável.

Temos que tentar encontrar a paz interior, principalmente nestes dias doidos de hoje. Não dá para ficar somente esperando que algo lá de fora nos traga felicidade e nos reequilibre os sentimentos, ou seja, nosso equilíbrio depende, em muito, de nós mesmos. Porém, algumas vezes, simplesmente será impossível nos controlarmos, pois algo lá de fora acabará azucrinando e tirando toda e qualquer paciência que tivermos.

Em determinados momentos, simplesmente será impossível mantermos uma postura zen, simplesmente porque tudo tem um limite, assim como a paciência. Algumas pessoas possuem um pavio curto, enquanto outras são mais pacientes, entretanto, existem atitudes alheias que tiram qualquer ser humano do sério. Inclusive há pessoas que acordam dispostas a testar os limites de qualquer um, visto que elas próprias desconhecem o que sejam limites.

O pior é que pessoas acostumadas a jogar com o emocional alheio parecem treinadas a se espantarem com as reações de seus alvos. Elas cutucam nossas feridas, expõem nossas fraquezas, estudam o que nos deixa mais instáveis e vulneráveis, utilizando tudo em desfavor da nossa imagem. Frequentemente, então, acabamos por perder a paciência e explodimos, enquanto o outro calmamente finge estar surpreso com aquela nossa atitude destemperada, agressiva, insana.

Não adianta, em certos momentos, teremos que impor os limites de nossa dignidade, de nossa paciência, de nossa vida, seja calmamente, seja esbravejando, porque nossa sanidade mental dependerá de que evitemos ter que debater com quem não ouve ninguém além de seus próprios interesses. Tem gente que não merece ser ouvida, ser acolhida, ser levada em conta. Tem gente que não merece um minuto de preocupação de nossa parte. E explicitar nosso repúdio ao comportamento de certas pessoas será necessário e inevitável.

A forma como encaramos o que nos acontece determina a maneira como lidaremos com cada entrave que tivermos pela frente. É vital que tentemos manter a paz interior, servindo-nos, primordialmente, da arte de ignorar, porém, certas pessoas terão que ouvir nosso grito de indignação, sim. Deixemos que elas nos chamem de loucos, afinal, antes uma loucura que nos salve a um silêncio que nos machuca.

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

DESAFIO VISUAL: Encontre o erro nesta imagem que passa despercebido por 90% das pessoas – Você consegue identificar?

Desafios visuais continuam a conquistar pessoas de todas as idades. Além de divertidos, eles estimulam…

2 dias ago

Homem não tolera mulher com esses comportamentos

Em um relacionamento, é comum acontecer conflitos. No entanto, alguns comportamentos femininos específicos minam o…

2 dias ago

George Clooney revela a regra inegociável do casamento com Amal — e ela mudou sua carreira

Recentemente, o renomado ator de Hollywood, George Clooney, revelou a principal regra do casamento com…

2 dias ago

O objeto inesperado que pode estar prejudicando o Wi-Fi da sua casa e quase ninguém percebe

Você já reclamou da internet lenta, cheia de quedas e travamentos, mesmo pagando por um…

2 dias ago

Sensitiva revela ranking dos signos que enfrentarão mais desafios em 2026; Confira a lista completa

Com a chegada de um novo ano, muitos se perguntam se será um ano repleto…

2 dias ago

Pare de se iludir: Estes 3 sinais mostram se você está (ou não) com a pessoa certa

No mundo atual, com o avanço da tecnologia, se tornou muito mais fácil conhecer pessoas…

1 semana ago