Afirmações Positivas: O Que São e Como Utilizá-las

Resiliência Humana

Afirmações positivas é um termo bastante conhecido no meio do desenvolvimento pessoal. Diversos especialistas da área sugerem seu uso.

Mas o que são afirmações positivas?

Afirmações Positivas são frases positivas que você repete a si mesmo com o objetivo de fortalecer esse pensamento no seu subconsciente.

É uma forma de auto-sugestão que quando praticada repetidamente alteram nossa forma de pensar para melhor.

Alguns exemplos:

“Sou capaz e consigo atingir meus objetivos.”

“Tenho talentos incríveis e vou utilizá-los.”

“Energia criativa surge de mim e me leva a ideias brilhantes.”

“Sou paciente e consigo manter a calma em situações difíceis.”

A chave é ficar repetindo a mesma frase diariamente de forma que, com o passar do tempo, o seu cérebro se condicione e acredite naquilo que você está afirmando a si mesmo.

Dessa forma, elas atuam fortalecendo nossa crença no nosso potencial. Por consequência ajudam a alterar as nossas atitudes, comportamentos e hábitos mudando nossa vida para melhor.

Estudos mostram que pessoas otimistas têm mais saúde e as afirmações positivas são consideradas uma excelente ferramenta para mudar o seu pensamento fazendo você focar em algo positivo em vez de ficar com pensamentos negativos.

O princípio é de que o subconsciente aceita como verdade aquilo que é dito repetidamente e atrai eventos condizentes para nossa vida. Então é melhor você escolher os pensamentos positivos que os negativos.

Para quem conhece inglês têm um vídeo excelente do Dr. Joe Dispenza que mostra como o cérebro processa essa mudança do que é apenas uma intenção inicial para algo que fica enraizado na mente por meio da repetição.

Agora imagine que você fique o tempo inteiro falando a si mesmo o seguinte “Eu odeio me exercitar. Nunca vou emagrecer.”. De tanto você repetir isso a si mesmo você vai acreditar e provavelmente não vai conseguir emagrecer mesmo.

Melhor então seria trocar essa afirmação negativa por uma afirmação positiva como “Eu adoro estar em boa forma. Por isso me exercito.”. De tanto repetir, você começa a se acostumar com a ideia e com isso terá muito mais chances de manter a sua prática de exercícios.

A ideia central é de que somos o que pensamos. Se pensarmos coisas negativas, coisas negativas acontecerão. Se pensarmos positivo, coisas boas acontecerão.

Tudo depende do ambiente que você cria para os seus pensamentos.

Quanto mais reforço positivo, mais você acredita e vai naquele caminho. Então quanto mais você repetir a afirmação positiva, mais ela fará parte de quem você é e das atitudes que você irá tomar.

Lembro que quando morei nos EUA, participei de uma equipe de competição de natação.

Diariamente nos treinos o técnico ficava o tempo inteiro incentivando “Go, Go, Faster, Faster” (Vai, Vai, Mais rápido, Mais rápido…). Aquilo fazia darmos o melhor de nós.

Com o tempo não deu outra. Meus tempos, assim como dos demais colegas melhorou bastante. Ou seja, era uma afirmação positiva vinda de outra pessoa que trazia grandes resultados.

Os esportes em geral são um grande exemplo de como as palavras de motivação são utilizadas para as pessoas se superarem. Além do incentivo do próprio técnico, equipes de atletas profissionais em fase decisiva de competições importantes chegam a chamar palestrantes de motivação para dar um “gás” no lado psicológico deles.

As afirmações positivas têm esse efeito. A diferença é que em vez de serem ditas por outras pessoas, são ditas de você mesmo para você mesmo. Isso traz um poder adicional pois vêm de você mesmo.

Eu por exemplo gosto de usar a afirmação “Eu posso. Eu consigo” quando coloco um objetivo na minha vida. Isso me ajuda a trabalhar com confiança de que vou conseguir.

Por mais difícil que seja a meta. Se eu ficasse dizendo “É difícil demais. Nunca vou conseguir” aí é que certamente não conseguiria.

Alguns outros exemplos de pensamentos negativos que temos e que, inconscientemente, acabam funcionando como afirmações negativas são “Eu vou falhar”, “Não consigo fazer isso.”, “É demais pra mim”.

Se você perceber que têm esse tipo de pensamento mude. Você pode acabar criando uma crença limitante e depois ter mais dificuldade para tomar uma atitude corretiva.

Muitas pessoas que abusam emocionalmente de outras se utilizam do recurso das afirmações, porém nesse sentido negativo repetidamente dizendo coisas como “Você não presta pra nada. Ninguém se importa com você etc.”.

Alguém que fica ouvindo isso repetidamente, eventualmente acaba acreditando mesmo que não seja verdade. Acabam se tornando pessoas de baixa auto-estima e mais suscetíveis a ficar sob domínio do responsável pelo abuso.

Isso é especialmente danoso para crianças. Justamente por isso hoje se condena o bullying.

Então, não faça bullying contra você mesmo. Você é resultado das suas atitudes e as atitudes são resultado dos seus pensamentos. Por isso, escolha bem os seus pensamentos.

Agora, embora as afirmações positivas possam ajudar, existem alguns cuidados a serem tomados. Dependendo pode fazer até mais mal do que bem.

Há quem diga que repetir afirmações que não condizem com a realidade ajuda a tornar aquilo real. Então por exemplo, vamos dizer que você não goste do seu corpo e escolha uma afirmação “Eu aceito meu corpo do jeito que é.” ajudaria, com o tempo, fazê-lo realmente aceitar.

Porém, estudos comprovam que afirmações não razoáveis podem causar pensamentos contraditórios e esses pensamentos podem justamente ter o efeito contrário de reforçar o negativo.

Por isso, o cuidado mais importante a ser tomado é cuidar para não mentir a si mesmo.

Por exemplo, uma afirmação conhecida e que eu particularmente não gosto é “Dinheiro vem pra mim em abundância com pouco esforço.”. É claro que dinheiro não vêm com pouco esforço. Então se ficar repetindo isso a si mesmo só ajudará você a não batalhar pelo dinheiro e por consequência não ganhá-lo.

Também, se o seu casamento vai de mal a pior não adianta ficar repetindo a falsa afirmação “Meu casamento está se tornando mais forte e estável a cada dia.” se você sabe que não está. Agora se o seu casamento está bem, repetir essa afirmação pode ajudar a melhorá-lo ainda mais.

Ou se você odeia o seu trabalho não adianta ficar dizendo “Estou fazendo um trabalho que adoro e me deixa realizado.”. Agora se você gosta do seu trabalho dizer isso é uma boa ideia pois você vai fazer um trabalho ainda melhor.

Ou ainda vamos supor que você tenha 130 quilos e fique repetindo a afirmação “Eu sou magro e meu físico é saudável.”. Não é uma boa ideia.

No fundo a sua mente sabe que você não é magro e vai ficar pensando que aquilo é uma grande mentira. Esse conflito interno por consequência vai fazer você se sentir pior ainda pois no fundo você irá saber que está mentindo a si mesmo.

Ou pode causar um outro efeito que é fazer você acreditar que já atingiu o seu objetivo e desistir de tentar emagrecer. As afirmações positivas servem para fazer você melhorar, não apenas para fazer você se sentir bem.

Por isso, minha sugestão é escolher afirmações que façam sentido para você e que não gerem conflito interno, mas sim encorajamento para ser ainda melhor. Essas serão poderosas e ajudarão você a evoluir.

Por exemplo, você poderia dizer “Eu tenho força para manter a dieta e praticar exercícios.”

Você até pode perder um dia ou outro de dieta ou de exercícios. Mas mantendo a maior parte do tempo você está cumprindo com a sua promessa e essa afirmação positiva vai ajudá-lo a se manter nesse caminho.

Uma coisa importante a notar é que as afirmações por si só não resolvem muito. Elas servem como um motivador, mas se você não tomar uma atitude sua realidade não irá mudar e você achará que as afirmações são uma grande perda de tempo. Tomar atitude é o mais importante.

Então vamos dizer que você seja uma pessoa tímida e que gostaria de ser mais social. Você pode criar uma afirmação do tipo “Eu gosto de conversar com as pessoas.” e ficar repetindo isso diariamente.

Só que quando tiver a oportunidade de conversar com alguém, converse em vez de fugir. No final das contas o que realmente vai fazer aumentar a sua confiança são as experiências que você está tendo na linha de pensamento que você está afirmando a si mesmo.

Apenas o pensamento, não irá se manter por um longo tempo. Por isso, acho melhor encarar as afirmações positivas como um encorajador para que atitudes positivas sejam tomadas.

Quer umas sugestões?

Criei uma lista de 20 afirmações positivas para você escolher.

Você pode usar alguma desses para começar ou mesmo criar a sua própria. Provavelmente será ainda melhor pois será adaptada a sua vida e realidade.

Duas dicas para escolher uma afirmação positiva é que sempre são escritas no presente: “Eu sou bom em entrevistas.” em vez de “Eu vou me sair bem na entrevista.”; e incluem apenas palavras positivas: “Eu gosto de aprender.” em vez de “Eu não me importo de estudar.”. “Estou feliz.” em vez de “Eu não vou ficar triste”.

Uma outra coisa que ajuda é incluir nas afirmações uma justificativa. Elas ajudam a convencer nós mesmos do que estamos falando.

Por exemplo, vamos supor que você tenha passado por momentos difíceis na vida. Essas dificuldades deixam você muito triste. Você então decide trazer mais positividade pra vida usando a afirmação positiva “Eu sou feliz.” e repetir isso todos os dias. Legal, acho que é um bom começo.

Mas uma afirmação melhor seria “Sou feliz porque tenho uma família que me ama.” ou “Sou feliz porque tenho conforto para viver”. Sejam quais forem os seus motivos, incluindo na sua afirmação irá torná-la mais poderosa.

Outro ponto relevante é que repetição é chave para o sucesso. É como andar de bicicleta. Se você tentar só uma vez não vai conseguir. Mas depois de praticar várias vezes ficará gravado na sua mente. Repetir as afirmações é o que realmente programa a mente a acreditar no que está sendo falado.

As afirmações positivas também são uma excelente oportunidade para você trabalhar nas suas crenças limitantes. Funciona da seguinte forma.

Vamos dizer que o seu sonho seja ser promovido a gerente na empresa em que você trabalha. Mas você têm a seguinte crença limitante:

“Não tenho as habilidades necessárias para trabalhar como gerente.”
Então, o que você faz para criar a sua afirmação positiva é simplesmente escrever uma afirmação que seja o reverso da sua crença limitante.

“Sou um funcionário competente e tenho as habilidades necessárias para me tornar um ótimo gerente.”
Repetindo isso diariamente e continuando a desenvolver suas habilidades gerenciais você está criando um ambiente mental muito mais positivo para alcançar o seu objetivo.

Por fim, sempre procure se manter pensando positivo. Não adianta ficar repetindo uma afirmação positiva num horário do dia e no restante ficar pensando o contrário. Isso irá neutralizar o efeito.

Então escolha uma afirmação que seja positiva, encorajadora e repita a si mesmo diariamente. Pode ser na hora do banho, se olhando no espelho pela manhã cedo ou algo assim. Então veja por você mesmo os resultados.

Grande abraço! Juan

FONTEEvolução Pessoal
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia