Autores

Afetividade masculina

Ao final de cada dia, numa espécie de ritual, ela encosta a cabeça contra o peito dele e diz:

“Vem cá me dar colo, tô precisando.”

Ela sempre faz isso e ele sempre dá. Ele estica um dos braços por trás do pescoço dela e a puxa em sua direção, encaixando-a num lugar seguro, cobrindo-a com o outro braço, como quem empacota algo frágil e valioso.

Todo dia é a mesma coisa. Ela faz aquela cara de satisfeita e ele, aquela de protetor. Ela o percebe como um gigante, intocável, inquebrável, pronto para protegê-la de todo mal do mundo. Ele a vê pequena, dependente e frágil. Assim, nessa simbiose perfeita, pegam no sono todo santo dia.

Acontece que, na noite passada, algo diferente aconteceu. Dengosa, aconchegou-se ao lado dele com seu pedido habitual por colo, mas antes que pudesse alcançar seu peito, foi interrompida:

“Ah, não! Hoje quem quer colo sou eu! Está na hora de mudar este roteiro! Na história do Shrek é assim, da Cinderela é assim, da Branca de Neve é assim. Não é justo. Hoje, quem quer proteção sou eu e desconfio que o Shrek também!”

Antes que ela pudesse contra-argumentar, lá estava ele enfiado como um filhote com frio, no melhor encaixe do corpo dela que ele pode encontrar, fazendo pequenos ajustes para que seus braços o envolvessem com o mesmo cuidado e proteção que ele sempre lhe oferecia.

Ela, quieta, apenas olhou por cima de sua cabeça e, pela primeira vez, o viu menino, pequenino, indefeso e frágil. Pensou em quantas vezes ele sentiu medo e fingiu coragem para que ela se sentisse segura. Pensou nas vezes em que ele sentiu vontade de chorar e se lembrou de alguém dizendo que homem não chora, e engoliu o choro.

Pensou na sua adolescência, quando sonhava em encontrar o homem que a manteria a salvo de tudo, enquanto ele era bombardeado de mensagens, verdades e afirmações de que tinha nascido para exercer aquele papel e, desesperado, dormia pensando no que teria de fazer para se tornar aquele super-herói.

Sorriu ao perguntar-se, afinal, quem tinha inventado tudo aquilo, deixando ao homem a incumbência de ser essa fonte inesgotável de força, proteção e provimento. Respirou fundo, imaginando quanto ele deveria estar exausto de conviver diariamente com toda aquela pressão.

Então, ficou ali, imóvel, até que ele pegasse no sono, abraçando-o com todo cuidado para não quebrar. Se sentiu gigante. Gigante na capacidade de dar na medida que gosta de receber. Gigante na percepção de que, para que bons homens passem a ver mulheres como fortes, é preciso antes conferir-lhes o direito de serem frágeis.

Lucy Rocha

Coach de relacionamento, administra a página Relações Tóxicas, na qual dá dicas e apoio a pessoas que vivem, viveram ou sobreviveram a uma relação abusiva. Como advogada, atua principalmente em questões conturbadas de família. Seu maior prazer é escrever reflexões sobre a vida e sobre o ser humano, inspirando pessoas a realizarem seu potencial máximo em todos os aspectos da vida.

Recent Posts

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o Miss Universo.

Com 60 anos, ela venceu o concurso de Miss Buenos Aires e poderá disputar o…

7 horas ago

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei tanto!”.

Alcione revelou que foi curada com cirurgia espiritual! Médium também operou Chico Anisio. “Eu chorei…

8 horas ago

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser invalidado.

Você pode ajudar muita gente, mas basta você prejudicar uma, para todo o resto ser…

8 horas ago

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago