1Não IA

A adversidade faz com que algumas pessoas superem seus limites e outras desmoronem

O limites mais difíceis de quebrar e ultrapassar são os que estão em nossas mentes. Anthony Robbins, um dos mais famosos motivadores do nosso tempo e provavelmente quem mais contribuiu para a mudança pessoal nos últimos 30 anos, sugere que o sucesso é 80% a psicologia e 20% estratégia.

O problema é que os limites de estratégia normalmente são estudados e treinados, mas os limites mentais passam despercebidos por trás da personalidade. Os limites mentais, como tal, não existem na realidade, mas são criados por nós mesmos. A única maneira de mudar os seus limites é primeiramente entendendo como eles são criados.

Quanto mais limites mentais tivermos, pior será a imagem que teremos de nós mesmos. Nossas limitações distorcem a nossa autoestima e isso afeta os resultados que obtemos. Agimos com base em como concebemos a nós mesmos.

A adversidade é nossa aliada?

Diante da adversidade as pessoas têm duas opções, tentar evitá-la ou enfrentá-la. Não podemos estar mais convencidos de que uma vida sem contratempos é uma vida estéril. Cada um de nós é o resultado dos aprendizados nas situações difíceis.

As situações adversas são o cenário que nos faz sair da nossa zona de conforto para outras situações muito mais enriquecedoras. A zona que está do outro lado da nossa comodidade nos permite expandir, revela características e recursos próprios que eram desconhecidos para nós até então, e nos permite transformar muros em degraus.

Quando a adversidade chamar você, lembre-se destas palavras do pai da psicologia, Sigmund Freud; fui um homem de sorte na vida: nada foi fácil para mim.

Viver com a não limitação como limite
A única maneira de eliminar os nossos limites mentais é questioná-los ou, ainda melhor, desafiá-los. Em primeiro lugar, antes de colocar-nos à prova, devemos considerar se isso que pensamos e acreditamos por um tempo é verdade. Ou seja, precisamos olhar para as evidências e não para nossos supostos limites, evidências reais e contundentes de que o que pensamos é verdade.

Uma vez questionadas nossas limitações, é preciso verificar se alguma vez nos desafiamos, quando fizemos, como fizemos e o que nos levou a fazê-lo. Se não fizemos antes, devemos nos perguntar: o que nos levou a isso? E também: o que nós precisamos fazer para que esta seja a primeira vez?

Para conseguir questionar os limites que pensamos que nos cercam é necessário nos perguntarmos o que aconteceria se decidíssemos destruí-los. Esta pergunta simples, com a correspondente visualização de nós mesmos destruindo nossos limites, pode nos ajudar a sair do medo que podemos ter ao dar um passo para o desconhecido. E acima de tudo, nos perguntar o que vai acontecer se não fizermos nada. Infelizmente já sabemos a resposta para esta pergunta: se não fizermos nada, provavelmente nada vai mudar.

É importante que comecemos a ser conscientes do que podemos mudar em nossa mente. O simples fato de incluir à frase “não posso fazer” um “ainda” é uma mudança simples que gera um efeito inconsciente muito positivo. Esta palavra adicionada abre a possibilidade de fazer isso que até agora não tínhamos conseguido. Lembre-se: desafiar os nossos limites é o primeiro passo para vencê-los.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago