Destaque

“Adolescentes não deveriam votar”, diz neurocientista.

“Adolescentes não deveriam votar”, diz neurocientista.

Ao contrário do que muitos acreditam, aos 16 anos não temos a mesma capacidade de resolução de problemas de quando temos 18 anos.

Ultimamente temos assistido a uma tentativa de transformar adolescentes em adultos capazes de decidir e estar presente em atos tão importantes como votar.

No entanto, é preciso considerar o fato de que, aos 16 anos, somos mais impulsivos e idealistas, pela questão emocional, e também porque, a nossa capacidade de decisão ainda é nebulosa.

A ciência mostra exatamente isso e não devemos ignorar esses dados.

Cientificamente, o lobo frontal, mais específico o córtex pré-frontal, só termina de se desenvolver aos 30 anos de idade, a depender de cada indivíduo.

Com 20 anos, ele já é bastante desenvolvido para a tomada de decisões mais assertivas.

Esta região do cérebro está relacionada à lógica, tomada de decisões, controle emocional, atenção, racionalidade, entre outras funções relacionadas à inteligência global e precursora. Chamo de controle das inteligências.

O cérebro de jovens com 16 anos ainda é imaturo e excessivamente emocional. O sistema límbico trabalha melhor nas mensagens negativas, o que é natural, para a sobrevivência, mas revela uma ira maior – e como não existe um controle emocional tão definido, possuem o que chamo de “pensamento abstrato de imortalidade”.

Como neurocientista, o meu ponto de vista é que os jovens de 16 anos, pelo menos, na sua grande maioria, ainda têm uma perceção distorcida da realidade, o que altera também a capacidade lógica e racional, por conta disso, não deveriam votar.

A maturidade tem relação com a consciência, com a percepção, com a lógica e capacidade criativa. A experiência desenvolve a maturidade e a capacidade de análise, por esses motivos afirmo que os adolescentes não deveriam votar.

Mesmo que você discorde, perceba que os dados científicos confirmam a necessidade de maturação para a tomada de decisões, e sem maturidade, muitos votos (de adolescentes) podem ser equivocados.

*Texto de Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica. PhD e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências pela EBWU na Flórida e tem o título reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio/Unesco; Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos em Portugal; Pós Graduação em Neurociência, Neurociência aplicada à aprendizagem, Neurociência em comportamento, neurolinguística e Antropologia pela Faveni do Brasil; Especializações avançadas em Nutrição Clínica pela TrainingHouse em Portugal, The electrical Properties of the Neuron, Neurons and Networks, neuroscience em Harvard nos Estados Unidos; bacharel em Neurociência e Psicologia na EBWU na Flórida e Licenciado em Biologia e também em História pela Faveni do Brasil; Especializações em Inteligência Artificial na IBM e programação em Python na USP; MBA em psicologia positiva na PUC. Membro da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814; Membro da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488; Membro da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT 30079; Contato: deabreu.fabiano@gmail.com

Foto de Allef Vinicius no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é psicanalista clínico, jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Espanha e Portugal.

Recent Posts

Um simples detalhe na bagagem pode fazer ela não chegar ao destino

Quando vamos viajar, planejamos cada detalhe para que tudo dê certo. A mala é sempre…

14 horas ago

Donald Trump reage à eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano da história

Após a histórica eleição de Robert Francis Prevost como papa Leão XIV, o ex-presidente dos…

15 horas ago

Descubra quem é o novo Papa – Um novo capítulo na história da Igreja Católica

Oficialmente, o Vaticano anunciou o novo papa para o mundo inteiro. O cardeal norte-americano Robert…

16 horas ago

Documentário revela possível confissão de suspeito no caso Madeleine McCann

Desde 2007, o desaparecimento de Madeleine McCann vem intrigando a todos. No entanto, um novo…

17 horas ago

África está se dividindo: rachadura visível marca o nascimento de um novo oceano

No leste do continente africano, uma grande transformação está acontecendo. Uma fenda geológica de milhares…

17 horas ago

Vírus comum pode estar ligado ao Alzheimer, segundo pesquisadores: entenda a descoberta

Recentemente, um novo estudo trouxe um alerta sobre um possível fator de risco silencioso para…

17 horas ago