Comportamento e Psicologia

Acredite: há um lado bom em sentir tristeza, arrependimento e outras emoções negativas

É comum tentar se desviar ou mesmo abafar sentimentos ruins que, apesar de naturais, normalmente estão relacionados a momentos de tensão, estresse e infelicidade. Mas saiba que emoções negativas fazem parte da natureza humana, não devem ser ignoradas e podem até trazer benefícios.

Conheça o lado bom de emoções negativas

O sentimento da raiva, marcado por explosões e perda de controle, causam grande desconforto pessoal e para quem nos cerca, mas entenda que ela também serve como um bom mecanismo contra possíveis atos de exploração. A emoção pode ajudar a estabelecer limites, favorecer negociações, evitar abusos e promover atos de justiça.

Você já aprendeu que arrependimento não mata e que decepções são comuns a qualquer ser humano. Então, por que esconder tais emoções? Se arrepender abre espaço para uma autoavaliação ampla, que contribui para o crescimento pessoal, melhora de comportamento e encorajamento.

A decepção, por sua vez, serve de alerta para fazer uma melhor leitura íntima e do outro, amadurecendo a ideia de respeito a limites alheios e da importância da prática da tolerância com o próximo, por mais diferente que ele possa parecer de você.

Tristeza e sofrimento não são sentimentos que gostamos de construir e manter, mas como tampouco podem ser ignorados, desprezados e desviados, podem ser armas úteis para o fortalecimento pessoal.

As emoções negativas nos ajudam a entender nossas limitações diante do mundo e contribui para a noção de que nem sempre podemos controlar situações e sentimentos. Elas ainda são úteis por motivarem mudanças, correções e aprendizado em todas as áreas da vida.

A tristeza também nos faz colocar os pés no chão e exercer a racionalidade e o pensamento mais concreto. Funciona como um choque de realidade que precisamos ter de tempos em tempos para amadurecer.

É válido notar, portanto, que as emoções ruins são importantes para o desenvolvimento e para a aceitação de defeitos próprios e alheios. Elas contribuem para uma maior consciência de nosso papel em nossas relações afetivas e ajudam a valorizar o que tempos de melhor: nossa própria humanidade.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

3 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

3 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

3 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

3 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

4 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

4 dias ago