Conhecimento

A regulação do prazer: O que acontece no cérebro durante a relação íntima?

A regulação do prazer: O que acontece no cérebro durante a relação íntima?

O cérebro está presente em todo o processo do orgasmo e o influencia diretamente, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela

No dia 31 de julho foi comemorado o Dia Mundial do Orgasmo, uma data dedicada a promover a conscientização sobre a importância da saúde se#ual, incentivando discussões e promovendo descobertas científicas sobre o tema.

O orgasmo é o pico do prazer se#ual, suas principais características são contrações rítmicas dos músculos pélvicos e uma intensa sensação de prazer, mas o que muitos não sabem é que o cérebro é fundamental em todo esse processo.

O cérebro e o orgasmo

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, várias regiões do cérebro estão envolvidas no orgasmo.

Durante o orgasmo, várias regiões do cérebro trabalham juntas para criar as sensações de prazer. O córtex sensorial, por exemplo, processa os estímulos táteis, já o córtex motor, controla as contrações musculares.

“Mas é no sistema límbico, especialmente no hipotálamo e na amígdala, onde grande parte do lado emocional, liberação dos hormônios do bem-estar e o processo de excitação”, explica Dr. Fabiano.

O antes também é importante

Antes mesmo do ato sexual o cérebro já é ativado e inicia o processo de excitação e outras funções biológicas.

O simples contato visual com alguém que desperta atração física ou emocional já pode desencadear o desejo se#ual, e isso acontece porque nossos olhos capturam a imagem, que é processada pelos lobos occipitais e envia sinais ao sistema límbico, liberando ocitocina, o ‘hormônio do amor’.

“O cérebro recebe uma avalanche de neurotransmissores durante o se#o, que ajudam a criar a emoção e atração do momento, por exemplo, a dopamina causa a sensação de prazer e bem-estar, a serotonina, a excitação, e a epinefrina aumenta a frequência cardíaca e estimula a liberação de suor”, explica Dr. Fabiano de Abreu sobre os neurotransmissores envolvidos no processo.

*DA REDAÇÃO RH. Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros.
Foto de Toa Heftiba na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

Resiliência Humana

Recent Posts

Feridas que a filha não amada pela mãe carrega na vida adulta

Nem toda dor vem de relações amorosas ou términos difíceis. Algumas das feridas mais profundas…

21 horas ago

Estudo revela quantos filhos causam menos estresse aos pais — E o resultado surpreende

Quem é pai ou mãe sabe: criar filhos é uma das tarefas mais desafiadoras da…

2 dias ago

5 Sinais discretos que podem revelar o passado amoroso de uma mulher

Quando conhecemos uma nova pessoa, é comum nos questionarmos sobre o passado dela, principalmente se…

2 dias ago

Espetáculo raro com duas chuvas de meteoros visíveis a olho nu promete surpreender a todos neste fim de mês

Se você é um amante da astronomia, se prepare: na madrugada entre os dias 29…

2 dias ago

3 Frases que revelam que alguém está infeliz, segundo a psicologia

Muitas vezes, os sinais de infelicidade não aparecem em lágrimas ou desabafos diretos, mas sim…

2 dias ago

Depois de uma certa idade, os homens simplesmente param de se importar com essas coisas

O tempo tem um jeito curioso de mudar prioridades. Se na juventude os homens estão…

2 dias ago