A prática do Yoga pode mudar sua vida por completo- Entenda!

Resiliência Humana
a-pratica-do-yoga-pode-mudar-sua-vida-por-completo-entenda

“Yoga é a viagem do ser, através do ser e para o ser.” “Na meditação profunda, o conhecedor, o conhecimento e o conhecido se tornam um.” Iyengar, Bhagavad Gita

Se você em algum momento já praticou Yoga sabe o bem que faz para o corpo e mente. Não é mesmo?

Essa atividade milenar trabalha as emoções, traz relaxamento, concentração, tranquilidade, fortalecimento físico e mais flexibilidade para o corpo.

Esses são apenas alguns dos seus benefícios. A grande verdade é que a prática da yoga pode transformar a sua vida por completo.

E se você está pensando em começar a fazer exercícios de Yoga, mas ainda está com dúvidas ou mesmo não conhece todos os benefícios dessa prática, não se preocupe, basta acompanhar a leitura deste artigo até o final.

Vamos lá?

Neste artigo você entenderá como o Yoga poderá mudar a sua vida por completo e entenderá quais são os principais benefícios do Yoga para corpo e mente.

Você ficará surpreso com quantos benefícios poderá experimentar simplesmente utilizando os acessórios corretos e praticando alguns asanas.

Conheça agora:

O coração do Yoga – exercício capaz de integrar mente e corpo em um só

A palavra Yoga, como é amplamente conhecida, é derivada da palavra yuj, que significa “controlar”, “unir”, “integrar”, a palavra Yoga tem origem no sânscrito.

Trata-te de um exercício capaz de integrar mente e corpo em um só.

Hoje muitos praticantes dessa técnica entendem que ela vai muito além de apenas um exercício físico combinado com respirações.

A prática se originou na Índia, mas especificamente no Noroeste da Índia, há cerca de 5000 anos e somente foi introduzida no Brasil em 1936, em um congresso realizado no Rio de Janeiro, iniciando suas atividades a partir de 1952, no bairro carioca de Copacabana.

Em 1963, foram formados os principais mestres de yoga do país e criada a Associação Brasileira de Professores de Yoga e a Federação de Yoga do Brasil.

Hoje milhões de pessoas seguem esses ensinamentos e se transformam, de forma a ter uma qualidade de vida superior quanto ao equilíbrio que se busca para uma existência plena.

No final, sua combinação de posturas, exercícios e muita atenção na respiração, por exemplo, oferecem um resultado diferenciado para o corpo e para acalmar a mente.

E por isso, não é à toa que a yoga vem ganhando força no mundo ocidental já faz algum tempo.

Mas você saberia dizer quais são os principais benefícios dessa prática para o corpo e mente?

Entenda agora:

Prática do Yoga: Principais benefícios para o Corpo e Mente

A yoga proporciona saúde física e bem-estar espiritual, uma vez que sua prática engloba técnicas da cultura indiana, e trabalha diversas áreas do corpo, de forma harmonizada.

Nas técnicas são trabalhados vários aspectos, como: técnicas de respiração, alinhamento, meditação, relaxamento e a postura, onde o foco e a concentração são essenciais.

No final, a consciência em relação aos movimentos e a conexão entre mente e corpo te deixarão com uma postura alinhada, firme e natural.

A grande verdade é que os benefícios do yoga vão além dos minutos de duração da aula e te acompanham por toda a sua rotina.

Em pouco tempo você sentirá a diferença e fugirá das dores na coluna.

A yoga auxilia também no bom desempenho e no bom funcionamento de todo o corpo e mente, e é considerada um eficaz remédio contra o estresse, ansiedade e depressão, pois proporciona um ótimo relaxamento mental.

A prática também ajuda a elevar os níveis de serotonina no organismo.

E por isso, o yoga também pode ser considerado uma ótima técnica para afastar depressão, ansiedade e estresse.

O que traz outros inúmeros benefícios, afinal, uma pessoa feliz terá relacionamentos mais harmoniosos, além de ter o sistema imunológico fortalecido.

O relaxamento promovido pela respiração em união com as posturas do yoga também melhora a oxigenação das células, permitindo um melhor fluxo do sangue por todo o corpo. Isso previne problemas como derrames e ataques cardíacos.

Além disso, a prática da yoga libera endorfina, alonga os músculos do corpo e proporciona tônus muscular e resistência.

E ao contrário do que muitos possam pensar, a prática de Yoga também ajuda na perda de peso.

Este não é o principal objetivo do yoga, mas certamente é uma grande vantagem.

A prática do yoga acelera o metabolismo, diminui estresse e ansiedade, regula o sono, controla o nível de açúcar no sangue e evita a compulsão alimentar. Tudo isso permite emagrecer sem esforço e em pouco tempo.

Como foi possível perceber, são realmente inúmeros os benefícios da prática do Yoga para o corpo e mente. Não é mesmo?

Porém, saiba que para usufruir dos seus benefícios é muito importante que você realize da forma correta.

Neste caso, para te ajudar, separamos nos próximos tópicos algumas dicas de onde e como praticar Yoga da forma correta.

Conheça agora:

Afinal, onde praticar Yoga?

Além de ser uma técnica que traz uma série de benefícios e vantagens tanto para nosso corpo como para nossa mente como foi possível perceber durante a leitura do texto, diferente de outras atividades físicas o Yoga é também muito prático e de fácil aplicação.

Você poderá, por exemplo, praticar na academia, no parque ou até mesmo em casa, basta colocar no chão um tapete de EVA e começar a praticar!

Claro, se você é iniciante e ainda não sabe bem as técnicas, o ideal é que tenha um profissional capacitado, que possa dar instruções adequadas para o aluno.

E se você tem disponibilidade de pagar uma academia, saiba que existem algumas que proporcionam esse tipo de aula.

A grande maioria das academias possui horários e dias exclusivos, basta se matricular em alguma da sua preferência, e começar imediatamente!

Agora, se você praticar ao ar livre e sem gastar muito ou gastando nada, não se preocupe, pois hoje temos locais e parques que organizam cursos, atividades, palestras, workshops e aulas de Yoga e meditação totalmente livre.

E sim, nas primeiras aulas, muitas posturas passam uma impressão de serem difíceis ou até impossíveis.

No entanto, com a prática, é possível perceber que a flexibilidade vai se desenvolvendo. Isso ocorre pois o yoga permite que a mente se conecte aos músculos, desenvolvendo movimentos que antes o corpo não conseguia realizar pela rigidez adquirida ao longo dos anos.

Aqui é importante frisarmos que tais benefícios podem ser maiores dependendo do tipo de yoga e a frequência das aulas, juntamente com a dedicação de cada praticante dentro e fora da aula.

Além disso, para praticá-la corretamente, será necessário providenciar os acessórios considerados essenciais!

Algumas posições poderão ser feitas sem esses acessórios, mas por que não aproveitar os itens que o mercado oferece para tornar a atividade mais prazerosa e confortável?

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, a prática do Yoga pode transformar sua vida por completo.

Essa atividade milenar trabalha as emoções, traz relaxamento, concentração, tranquilidade, fortalecimento físico e mais flexibilidade para o corpo.

Nas técnicas são trabalhados vários aspectos, como: técnicas de respiração, alinhamento, meditação, relaxamento e a postura, onde o foco e a concentração são essenciais.

Porém, saiba que para usufruir dos seus benefícios é muito importante que você realize da forma correta.

Neste caso, se você está apenas começando, recomendo que você visite aulas diferentes para assim, conhecer com qual você mais se identifica.

Lembre-se também que para praticá-la corretamente, será necessário providenciar os acessórios considerados essenciais como os tapetes e as cintas de yoga!

Gostou das dicas? Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários o/

Namaste!

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia