A pior atitude que um pai e uma mãe pode ter em relação aos seus filhos é a de tentar influencia-los ou manipula-los de alguma maneira.

Resiliência Humana
Embarrassing parents

A pior atitude que um pai e uma mãe pode ter em relação aos seus filhos, quando estes já se tornaram adultos, é a de tentar influencia-los ou manipula-los de alguma maneira. Essa atitude bloqueia o crescimento ascendente deste indivíduo e, como esse fluxo não pode ficar estagnado, a energia faz o movimento descendente, ou seja, evolui para baixo, causando aquilo que eu chamo de infantilização pós maturidade.

Não existe estagnação nesse mistério chamado vida, ou se cresce para o alto ou se cresce para baixo, nada fica parado na existência e qualquer bloqueio no caminho natural das coisas criam essa inversão de polaridade.

Família é um sistema interligado no qual cada pessoa têm o seu espaço demarcado por direitos e obrigações. Perder a mão daquilo que é um dever perante o outro cria todo tipo de emaranhamento que trava a vida não só de uma geração, mas também das outras que vieram antes e que virão depois.

Pai e mãe servem para trazer ao mundo, alimentar material, financeira e emocionalmente até que o filho cresça nesses aspectos e não necessite mais deles.

Em última instância, os pais servem para ajudar aquele que veio como filho a se descobrir e expressar a sua verdadeira natureza, vivendo a sua própria experiência. É um suporte, uma ajuda, e é assim que deve ser. Qualquer coisa que vá além disso não mais será algo natural e isso vai causar sérios e complexos problemas na vida de todos os envolvidos.

Filhos não estão aqui para realizar os desejos dos seus pais, assim como os pais não estão aqui para evitar que os filhos vivam as suas próprias criações e desafios, mesmo que elas sejam pautadas pela dor.

Gratidão nada tem a ver com dívida e respeito nada tem a ver com obediência.

Os filhos devem ser gratos aos seus pais e ter profundo respeito por eles, mas entendendo, primeiramente, o real significado dessas palavras sem distorção daquilo que elas representam dentro do conjunto sistêmico familiar.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia