A paciência é a melhor virtude para superar os desafios da vida, mas chega uma hora que você precisa agir de forma mais agressiva, não no sentido de ser violênto, mas sim, impondo certos limites e dando passos mais corajosos na direção dos seus objetivos.

Meu pai sempre me dizia, “filho ninguém vai te dar nada de graça” e realmente, ele tinha razão.

Até as pessoas que me passavam confiança e me ofereceram oportunidades importantes ao longo da minha vida, as quais, sou infinitamente grato, não fizeram o que fizeram por mim por caridade, elas fizeram porque acreditaram no meu potencial de crescimento e, principalmente, enxergaram que, de alguma forma, eu poderia ser valioso para elas em algum momento.

Muitas pessoas me ajudaram, mas elas só me ofereceram a mão porque esperavam que, em um futuro próximo, eu pudesse compensá-las com os meus talentos e, assim, elas teriam algum retorno que as recompensariam.

Olhando a vida por esse prisma, você pode pensar que não existe ninguém no mundo capaz de fazer o bem despretenciosamente, sem esperar nada em troca, e eu digo que sim, essas pessoas existem, mas não devemos ficar esperando por essas ajudas porque há grandes chances de nos decepcionar.

O fato é que, quanto mais nos decepcionamos com as pessoas, mais medo de agir a gente sente e esse medo pode travar as ações que precisam ser feitas para que você alcance os seus reais objetivos.

Por isso, eu recomendo que você sempre ofereça algo em troca, aos outros e a vida, que você faça a sua parte e se concentre nas suas ações no presente, mas principalmente, que você tenha paciência para superar os desafios que surgirem pela frente. No entanto você precisa aprender a cultivar a verdadeira paciência.

Ser paciente não é esperar as coisas acontecerem ou caírem do céu, ser paciente é fazer todos os dias o que é possível, controlando a ansiedade focado no objetivo que deseja alcançar.

Muitas pessoas desistem a um passo do ouro porque se cansam de esperar pelos resultados que não chegam, talvez, falte a elas algum planejamento, organização e disciplina, pois ninguém perde a paciência, na verdade, nunca tiveram. A desistência acontece porque a paciência exige coragem, ninguém conquista nada vibrando no medo.

Uma pessoa paciente que usa a coragem como escudo, promove ações mais agressivas, ou seja, se arrisca, se atreve, ousa… E são essas ações que a ajudam a impor limites e condições que a favoreçam e a dar passos maiores e mais rápidos para superar os desafios da vida.

Se você está esperando pacientemente, mas sente medo de não conseguir, me chame no direct @rhamuche, eu posso te ajudar a chegar onde você sempre mereceu estar. DIGITE TERAPIA OU MENTORIA NOS COMENTÁRIOS.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor. Foto de James Kovin na Unsplash.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.