A inveja, muitas vezes, chega disfarçada de crítica negativa!

A pessoa que gosta de fazer críticas negativas tem uma inveja tão grande que pode ser vista a quilômetros de distância.

A inveja tem o dom de se camuflar atrás de uma crítica negativa. Quando alguém se sente ameaçado ou inferiorizado, é comum que essa pessoa comece a apontar falhas e defeitos nos outros como uma forma de se sentir melhor consigo mesma.

Aqueles que gostam de fazer críticas negativas, frequentemente, escondem uma inveja profunda, que pode ser facilmente, porque as suas falas estão carregadas de julgamentos e preconceitos.

Uma pessoa que sempre critica o trabalho de um colega, por exemplo, que se incomoda com erros pequenos e frequentemente, questiona as decisões dos outros, não quer ajudar, ela só quer minar a confiança daqueles que, de alguma forma, a ameaçam.

Por trás dessa fachada de “ajuda construtiva”, está a inveja. Ela enxerga o talento do colega e deseja alcançar o mesmo sucesso mas, em vez de admitir isso, prefere desvalorizá-lo.

A inveja disfarçada de crítica negativa quer destruir a autoestima e a confiança dos outros. Ela surge da insegurança e da insatisfação que são projetadas nas palavras ácidas e nas ações depreciativas.

Essa pessoa vive remoendo ressentimentos e alimenta uma amargura profunda. A crítica negativa que ela faz, muitas vezes, não é sobre nós, mas sim sobre ela.

Por tanto, sempre que alguém fizer uma crítica negativa a você, não se sinta diminuída. Lembre-se das suas próprias conquistas e virtudes. Escolha se concentrar no seu crescimento pessoal. Fique feliz por não precisar diminuir os outros, por ser quem eleva a si mesmo e aos que te rodeiam.

Quando alguém fizer críticas negativas a você, em vez de se abater, procure perceber o que está por trás dessa necessidade de te diminuir. Uma pessoa invejosa só tem poder sobre aqueles que acreditam nela.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de 🇸🇮 Janko Ferlič na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.