A ingratidão é a arma de quem não oferece nada, apenas, indiferença.

A ingratidão é um veneno pior do que a vingança, porque a vingança é é a arma do ódio contra quem o feriu, mas a ingratidão é a arma que fere a mão de quem o alimentou ou serviu.

O ingrato se fortalece no orgulho, desmerece, desdenha e não reconhece os benefícios que recebeu.

A ingratidão é espada afiada que atinge em cheio o coração da bondade. Fere silenciosamente àquele que o ajudou, que lhe foi útil, no momento em que mais precisou, que ofereceu oportunidades, amizade, carinho e respeito, em um momento desesperador.

O ingrato oferece aos que o ajudaram, um poço de indiferença, geralmente, eles não se contentam com a ajuda, eles querem mais, eles querem tudo e mais um pouco. Você pode oferecer o mundo todo para uma pessoa ingrata que, mesmo assim, ela achará pouco.

A ingratidão é a caracteristica das pessoas insatisfeitas. Elas se sentem merecedoras do melhor da vida, mas se recusam a oferecer o mesmo.

Elas querem o “venha a mim”, mas o “vosso reino”, elas não querem nem saber.

Elas, simplesmente, não entendem que é preciso promover trocas justas. Se você quer algo, primeiro, pense bem em algo que você possa oferecer em troca, não é assim? Para os ingratos não!

Elas não ligam para trocas e pedem o que querem com muita facilidade, porém, não acham que precisam retribuir, porque não reconhecem a ajuda prestada.

Elas não pensam em se esforçarem para conquistar, apenas pegam para si o que querem.

Esse comportamento revela que elas não tem nada para dar, no entanto, se acham no direito de pedir.

Acontece que, elas tem sim muito a oferecer, mas o egoísmo não permite que elas retribuam o bem que receberam. Elas gostam mesmo é de levar vantagem, se não for assim, não interessa.

Pessoas que destilam o veneno da ingratidão, geralmente, desmerecem a mão que as alimenta, sem dó nem piedade, sem arrependimentos, nem compaixão, isso porque estão muito preocupadas em agradar aqueles que podem oferecer a elas mais projeção, mais facilidades, mais, mais e mais…

Por tanto, não espere gratidão de pessoas egoistas, elas vão te usar, vão te pedir mil favores e quando você disser o primeiro não, vão buscar novas vítimas que estejam em uma posição mais elevada que a sua para se beneficiarem mais um pouquinhho.

“A ingratidão é sempre uma espécie de fraqueza. Nunca conheci pessoas fortes capazes de serem ingratas”. JOHANN WOLFGANG VON GOETHE

Se você anda recebendo muita ingratidão é um sinal de que você precisa rever as suas amizades e as suas escolhas. Não é fácil reconhecer que, muitas vezes, nós permitimos que pessoas ingratas entrem em nossa vida. Mas fica mais fácil começar a fazer escolhas melhores quando temos a ajuda de um profissional para nos orientar e nos ajudar a enxergar novas possibilidades. Me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

RECOMENDAMOS









Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.