A culpa é um dos sentimentos que mais atrasam a nossa vida!

Você se sente culpada por praticamente tudo, talvez por não conseguir fazer mais ou por não ter feito mais no passado, por querer fazer, mas procrastinar, por não ter o suficiente ou por ter mais do que os outros, por não poder dar aos seus entes queridos uma vida melhor ou por não atender todas as necessidades deles.

Pode ser que você guarde uma culpa por não ter dito não quando foi preciso dizer ou por ter dito sim quando você não queria ter dito…

Você sente culpa por não ficar mais tempo com a sua família, por trabalhar demais ou por procrastinar, por ter falado ou feito algo que depois se arrependeu, por ter aceitado menos do que você merecia, por ter amado demais, por ter desperdiçado uma grande chance, eu não sei quais são as culpas que você carrega, mas certamente, você se sente culpada.

Talvez, por ter ficado quando deveria ter ido embora, por ter ido embora quando você precisava ter ficado… Parece que sempre haverá uma culpa para ser processada dentro de nós e eu falo isso com propriedade porque já me senti muito culpado.

A culpa me paralisou por muitos anos.

Eu me sentia culpado por ter sido grosseiro, por não ter ajudado as pessoas o suficiente, por não conseguir manter um relacionamento saudável, por não prosperar, por ter dívidas, por me desvalorizar para agradar os outros – e nem sei quantas culpas carreguei porque foram muitas. Mas eu precisei buscar ajuda terapeutica para me libertar delas ou melhor, para aprender a seguir em frente apesar delas e conseguir chegar onde cheguei hoje.

Se eu tivesse continuado alimentando a culpa, eu não teria conseguido crescer profissionalmente, muito menos, teria encontrado o meu verdadeiro propósito de vida.

Acredito que nem casado eu estaria, justamente porque a culpa atrasa o nosso processo de crescimento, ela nos impede de fazer que a gente precisa fazer para atingir os nossos objetivos.

Isso porque, se você fica presa na culpa, você sempre acha que o que você vai fazer por você, vai ferir ou desagradar alguém e, você está certa, todas as escolhas que fazemos que poderão nos levar para um estágio melhor, acabam gerando perdas. Por isso, é tão importante aprender a conviver com o sentimento de culpa sem ser impedida por ele.

Quer saber como? Me chame no direct @rhamuche ou comente Mentoria que eu te envio um link para você entrar na próxima turma. Para prosperar é preciso fazer alguns movimentos e um deles é parar de deixar a culpa de paralisar. Vem comigo!

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. *Foto de Catalin Pop na Unsplash VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.