A base para se ter uma boa vida é a educação

Resiliência Humana

Você quer criar uma criança saudável e feliz, capaz de ter uma vida boa? Para uma criança aprender e ter a capacidade de analisar e pensar, sobre o que é certo ou errado, é necessário que você lhe dê uma boa educação.

Por Pedro González Núñez

No entanto, quando falo de educação, não quero me referir apenas à necessidade de seu filho ir à escola e aprender matemática, linguagem, física e química ou inglês. Este conceito abrange uma definição muito mais ampla.

Quando falamos de educação, devemos nos referir ao conjunto de valores, ensinamentos e habilidades que a criança deve aprender com o tempo, a transferência de conhecimento e a socialização. E isso não se refere apenas à esfera acadêmica, mas a toda a sociedade, começando pela própria família.

Educação em casa

A base de uma boa vida é uma educação correta.

Seria muito difícil para uma criança ser feliz no futuro se ela se desenvolvesse em um ambiente inadequado, cheio de deficiências em todos os sentidos.

A família é a pedra angular, é a chave para criar as crianças mais saudáveis, mais completas, e mais propensas a serem felizes no futuro, criando um ambiente adequado.

A família é a primeira pedra sobre a qual se baseiam os fundamentos educacionais e sociais das crianças, os futuros adultos de amanhã. E se esse ponto cardeal falhar, todo o processo chegará ao fim.

Não devemos esquecer que a educação não se limita à aprendizagem de disciplinas escolares e acadêmicas, como dissemos, mas a educação deve se basear na construção de uma personalidade capaz de se comportar em diferentes hábitos sociais.

Uma criança precisa ter a capacidade de usar o pensamento crítico . Ele tem que saber criar seus próprios processos de raciocínio, obtendo suas conclusões pessoais, emitindo seus próprios juízos de valor sem ter que copiar dos outros por meio de mensagens tão inapropriadas quanto a televisão ou a política, por exemplo.

A base acadêmica da educação

Por outro lado, não devemos deixar a base da educação apenas na família. Apesar de ser uma chave mestra de grande importância, dado que é o maior e mais próximo exemplo dos jovens, a escola também desempenha um grande papel nesse sentido.

E é que a educação acadêmica não deve se concentrar apenas na transmissão de conhecimento em diversos assuntos, como matemática ou linguagem . Além disso, deve estar envolvido no processo de formação dos jovens.

Um professor deve ser capaz de transmitir valores, motivação e vontade de aprender em seus alunos , e não tornar a educação um processo tedioso de explicar o conhecimento, estudos e esquecido, como ocorre hoje em muitos casos.

“O professor que tenta ensinar sem inspirar o aluno, o desejo de aprender está tentando forjar um ferro frio.”-Horace Mann-

A educação está em todas as áreas da vida

A educação está sempre presente. Desde o nascimento até o dia da nossa morte, vivemos um processo constante de aquisição de conhecimentos e valores que nunca cessam. É a tarefa dos pais nos enviar conhecimentos e valores que nos dignificam, permitir-nos a pensar e emitir críticas declarações para que possamos, sermos mais satisfeitos e felizes na vida.

“Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade para penetrar no maravilhoso e maravilhoso mundo do conhecimento.”-Albert Einstein-

Porque, apesar de alguma tendência racional pensar que o homem é mais feliz porque detêm mais conhecimento, sabe, esta é uma enorme falácia, porque uma pessoa incapaz de fazer os seus próprios juízos de valor, nunca tem a oportunidade de desenvolver plenamente as suas capacidades pessoais.

Conhecimento vai fazer você mais livre

O conhecimento é uma ferramenta poderosa que o tornar mais livre. O conhecimento permitirá que você se socialize mais facilmente em todos os tipos de áreas, fornecerá valores transversais e permitirá que você seja mais completo. E isso é descoberto graças à educação.

Portanto, não se contente com seus filhos adquirindo todo tipo de noções acadêmicas, e por conta disso, deixe de lado as verdadeiras lições da vida, que são os valores e a capacidade de pensar por si mesmo para descobrir seus sonhos verdadeiros e reais.

Educação e conhecimento permitirão que você se conheça muito melhor. Elas oferecem a você a capacidade de descobrir seus verdadeiros objetivos na vida, e te dão as ferramentas para torná-los realidade.

**Fonte: La Mente es Maravillosa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia