Alimentos congelados fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas por sua praticidade e longa durabilidade. No entanto, nem todas as opções disponíveis nos freezers dos supermercados são seguras para a saúde.
De acordo com especialistas, alguns produtos congelados, especialmente os ultraprocessados, podem representar riscos significativos quando consumidos com frequência.
Por que nem todo alimento congelado é saudável?
O problema não está no ato de congelar em si e sim nos ingredientes presentes em certos produtos congelados, principalmente os industrializados.
Muitos desses itens contêm altas doses de sódio, gorduras saturadas, conservantes e aditivos químicos, que podem estar ligados ao surgimento de doenças crônicas, incluindo hipertensão, diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer, como o colorretal e o gástrico.
Alimentos congelados que merecem atenção redobrada
Veja a seguir alguns dos alimentos congelados mais criticados por nutricionistas:
1. Salsichas e cachorros-quentes
Esses embutidos congelados são práticos e comuns em festas e lanches rápidos. No entanto, geralmente, são ricos em nitritos e nitratos, conservantes associados ao desenvolvimento de compostos cancerígenos.
Além disso, possuem alta concentração de sódio e gordura processada.
2. Bacon congelado
Apesar de ser presença constante no café da manhã de muitas famílias, o bacon congelado é um alimento altamente processado. Costuma conter realçadores de sabor, corantes e conservantes químicos que, com o tempo, podem favorecer a inflamação no organismo.
3. Pizzas congeladas com carnes processadas
Pizzas industrializadas, principalmente as que levam pepperoni, linguiça ou bacon, costumam apresentar uma combinação preocupante de sal, gordura saturada e aditivos químicos.
Consumidas com frequência, elas contribuem para o aumento do colesterol e risco cardiovascular.
4. Refeições prontas congeladas
Lasanhas, estrogonofes, pratos com molho e outros produtos prontos muitas vezes parecem opções saudáveis.
Porém, ao observar os rótulos, é comum encontrar excesso de sódio, açúcares ocultos e ingredientes artificiais — elementos que podem comprometer a saúde a longo prazo.
Como fazer escolhas mais seguras ao comprar alimentos congelados?
A principal dica dos especialistas é ler os rótulos com atenção. Portanto, busque produtos com lista de ingredientes curtos e reconhecíveis, evitando aqueles com nomes químicos ou aditivos desnecessários.
Além disso:
- Evite alimentos com mais de 500 mg de sódio por porção;
- Dê preferência aos que não contêm corantes ou conservantes artificiais;
- Priorize vegetais congelados in natura, grãos e carnes sem tempero;
- Se possível, prepare refeições em casa e congele porções individuais.
- Congelar é seguro, mas a escolha do alimento faz toda a diferença
O congelamento em si não destrói nutrientes e pode ser um excelente aliado da rotina alimentar. No entanto, confiar excessivamente em alimentos industrializados e congelados pode afetar negativamente sua saúde, principalmente se esses produtos fizerem parte do cardápio diário.
Manter uma alimentação equilibrada, rica em alimentos naturais e feita com ingredientes frescos ainda é a melhor forma de prevenir doenças e fortalecer o organismo.
Imagem de Capa: Canva