Quem só ajuda os outros e não ajuda a si mesmo, sofre as consequências do autoabandono.

Alguma vez você já sentiu que sempre está a disposição para os outros, mas o contrário nem sempre acontece? Esse é um sinal de que você está se abandonando para seguir o caminho que os outros escolheram, mas que não é o seu.

Antes de ajudar quem quer que seja, você precisa se ajudar, caso contrário, você se perde no caminho e, depois, fica mais difícil se reencontrar.

O controle da sua vida precisa estar nas suas mãos, bem como, tudo o que te traz felicidade e realização deve estar sob o seu domínio, e não, ser resultado das ações dos outros.

Seus pensamentos, sentimentos e emoções precisam estar, totalmente, alinhados as suas falas e ações para que você consiga dar a você, o suporte que você precisa.

As pessoas que te cercam, precisam de ajuda, mas se você não estiver bem, se você não estiver trilhando um caminho que te satisfaz, você não servirá de grande ajuda. Afinal, como estimular o desenvolvimento do próximo se você não prioriza o seu próprio desenvolvimento?

Parece mais fácil resolver os problemas dos outros do que os seus? Você consegue determinar o que os outros precisam fazer para serem mais felizes, mas quando o foco é você, você se sente perdida e não sabe o que fazer?

Se você quer estar bem para ajudar os outros, você precisa parar de se abandonar e começar a praticar, todos os dias, o autocuidado, você precisa incluir na sua rotina, hábitos e atividades que te fazem bem e que tornam a sua vida mais feliz.

Não é egoísmo voltar a sua atenção para os seus problemas, é necessário e impressindível que você resolva as suas questões primeiro.

Como você tem lidado com os seus problemas? Voê tem tirado um tempo só para você? Tem silenciado tempo o suficiente para ouvir as respostas que vem de dentro?

Você não vai conseguir se sentir bem o tempo todo, mas é sua responsabilidade buscar ferramentas internas para superar cada ponto obscuro que habita o seu ser.

Tem muita coisa dentro de você que exige cuidado e você precisa parar de negligenciar isso, se não quer adoecer. Dê a você a ajuda que você merece!

Quanto mais rápido você despertar para a importância de atender as suas necessidades, mais rápido você conseguirá contribuir satisfatóriamente com aqueles que precisam de você!

Você precisa se conhecer para se torna uma versão melhor do que você já foi. Aprender a lidar com as suas dores e retirar as lições que estão por trás delas, é o caminho que te ajuda a se curar de dentro para fora.

E de repente, você percebe que não precisa mais se esforçar para ajudar o outro porque o seu poder pessoal é capaz de acender a luz dele, naturalmente.

Você ganha um par de asas quando ajuda o outro a sair do chão, mas você só consegue levantar o outro, se você estiver de pé!

Se você está se sentindo exausta de tanto ajudar os outros e não consegue ajudar a si mesma, me chama no direct @rhamuche, e agende uma consulta individual.

Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.

Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.

Foto de capa: Conscious Design na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.